Destaque em Tóquio 2020, o skate street está de volta nas Olimpíadas de Paris. A modalidade entra em sua segunda edição olímpica, acontecendo em La Concorde, na Praça da Concórdia. Confira um resumo sobre o skate street nos Jogos Olímpicos de Paris!
Como chega os brasileiros no skate street
Principal nome, Rayssa Leal vem com expectativa de brigar por um inédito ouro. Prata em Tóquio, a Fadinha evoluiu e chega embalada com vitórias na etapa de San Diego da Street League e na etapa da China no Pré-Olímpico. Em 2023, sagrou-se campeã mundial em Sharjah e ganhou o Super Crowl em São Paulo.
Além de Rayssa, o Brasil ainda contará com Pâmela Rosa e Gabi Mazetto no feminino. Bicampeã do X Games e prata no Pan de Santiago 2023, Pâmela tem potencial para surpreender. Já Gabi fará a sua estreia em Jogos Olímpicos.
Na disputa masculina, o trio brasileiro será o mesmo de Tóquio: Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo. Destes, Hoefler, prata no Japão, aparece como possibilidade de medalha. Vianna, por sua vez, corre por fora, apesar de mostrar que pode encarar a nata do street, visto no título do Super Crowl de 2023.
Favoritos
No feminino, olho na australiana Chloe Covell, de 14 anos, e na “Seleção” do Japão, composta por Funa Nakayama, bronze em Tóquio 2020, Coco Yoshizawa e Liz Akama. O quarteto promete ser as principais adversárias de Rayssa pelo ouro.
Entre os homens, a briga deve ser mais aberta, com muitos nomes buscando o pódio, casos do norte-americano Nyjah Huston, do português Gustavo Ribeiro e do francês Vincent Milou. O trio japonês, que lidera o ranking, vem forte: Ginwoo Onodera, Sora Shirai e Yuto Horigome, o atual campeão olímpico.
Formato do skate street nas Olimpíadas
Com 44 atletas, 22 em cada gênero, o skate street nas Olimpíadas terá duas fases: eliminatória e final. Nelas, o sistema de disputa contém duas voltas de 45 segundos na pista e mais cinco manobras de cada skatista.
Desta vez, houve uma mudança na pontuação: serão consideradas as melhores notas de uma volta na pista e de duas manobras – entre 0 a 100 cada. A nota final irá consistir na somatória das três execuções, variando entre 0 a 300.
Programação do skate street
27 de julho, sábado
Disputa masculina
- 7h – Preliminar
- 12h – Final
28 de julho, domingo
Disputa feminina
- 7h – Preliminar
- 12h – Final
Todos os horários são de Brasília.
Skate street nas Olimpíadas 2024: onde assistir
As Olimpíadas serão transmitidas pela TV Globo e pelo SporTV na televisão, enquanto no streaming Globoplay e CazéTV (pelo Youtube, Twitch e Prime Video) vão exibir o megaevento esportivo.