Começo da “Era Dorival” na Seleção Brasileira
No último ano, a Seleção Brasileira foi comandada de forma interina por Ramon Menezes, técnico do sub-20, e Fernando Diniz, do Fluminense. O objetivo era esperar por Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, mas o mesmo optou por continuar no time da Espanha.
Depois disso, o Brasil foi atrás da contratação de Dorival Júnior, oficializado em janeiro. O treinador chegou após trabalhos no Flamengo, com títulos da Libertadores e Copa do Brasil, e também no São Paulo, onde conquistou o título inédito da Copa do Brasil para o tricolor do Morumbi.
Apesar do pouco tempo de Dorival no comando da equipe, o trabalho do brasileiro já é bem-visto internamente. Como afirma Rodrygo: “Muito boa, a gente está muito feliz com o trabalho, muito empolgado, ainda mais quando o resultado vem. Às vezes você joga bem, mas o resultado não vem, fica com a sensação ruim.”
O Brasil encerrou os compromissos da Data FIFA, em março, com saldo positivo. Sob o novo comando de Dorival Júnior, a Seleção Brasileira atuou em amistosos realizados na Europa, contra Inglaterra e Espanha.
Data FIFA de sucesso
O time brasileiro venceu a Inglaterra por 1 a 0 no Wembley Stadium e buscou o empate no último lance, contra a Espanha, por 3 a 3 em jogo polêmico no Santiago Bernabéu, onde o efeito Endrick foi visto.
Rodrygo, em entrevista ao SporTV, comemorou o resultado: “No primeiro jogo, ganhamos. Agora, empate. Queríamos a ganhar, mas da forma que foi o jogo, o empate foi muito importante para o nosso crescimento. Saímos muito felizes, muito concentrados e ansiosos para voltar”.
O Brasil teve boas surpresas nos dois embates. O goleiro Bento, destaque do Athletico Paranaense, teve grande atuação nos dois jogos. Convocado pela primeira vez, o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, manteve o bom nível em solo europeu.
Andreas Pereira fez a Seleção melhorar quando entrou no segundo tempo de ambos os jogos. Além deles, claro, vale destaque para Endrick. Grande joia do futebol brasileiro, o atacante de 17 anos marcou o gol da vitória sobre a Inglaterra e o segundo no empate com a Espanha.
Balanço da Data FIFA do Brasil
Um dos principais personagens nessa nossa Seleção Brasileira, Dorival Júnior, que teve seus primeiros dois desafios como treinador do Brasil, deu uma cutucada nos críticos após resultados positivos nos amistosos contra Inglaterra e Espanha.
“Talvez não esperavam esses resultados, mas um tropeço muito grande. Temos que ser mais otimistas em relação à nossa Seleção, à capacidade dos nossos jogadores e, acima de tudo, ao trabalho que está sendo desenvolvido”, analisou Dorival Júnior.
Mas nem tudo são flores, o treinador disse das dificuldades que tiveram no meio de campo na partida contra Espanha: “O meio de campo deles dominou no primeiro tempo, mas no segundo corrigimos e melhoramos.”, afirmou o treinador.
O Brasil volta a campo em junho, quando encara o México, no dia 8, e os Estados Unidos, no dia 12. Logo após, a Seleção Brasileira jogará contra a Costa Rica/ Honduras pela Copa América.