Santos manda recado para Raphael Claus antes da final do Paulistão: “Que vença o melhor”

Clube afirma acompanhar repercussão das redes sociais e diz esperar que apenas os atletas sejam protagonistas da partida

Peixe emite nota sobre arbitragem

O Santos venceu o Palmeiras no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. A segunda partida acontecerá no domingo (7), no Allianz Parque. No entanto, nos bastidores, a partida já começou.

O Peixe emitiu uma nota na noite desta quinta-feira (4) sobre a repercussão da escalação de Raphael Claus para ser o árbitro da decisão. O mesmo árbitro foi quem apitou nos últimos dois títulos paulistas do rival.

As federações de cada Estado define seus respectivos critérios para que um juiz seja escalado para determinadas partidas, principalmente se tratando de decisões. No caso da FPF, isso é definido por ranqueamento.

A nota do time da Baixada Santista cita o fato de que os finalistas foram os dois primeiros colocados na classificação geral do torneio, assim chegando à decisão por méritos próprios e que não se faz necessária ‘ajuda’ ou ‘benefícios’.

Pressão? Santos busca se precaver

Em fase de reconstrução e, de certa forma, chegando de forma inesperada na final do Estadual, o Santos busca se precaver de todas as formas para não deixar o título escapar por entre os dedos.

Durante a semana, desde que Claus foi anunciado como dono do apito, torcedores do Peixe se mobilizaram nas redes sociais contra a presença do mesmo no Allianz. O Santos se diz ciente desse movimento.

“O Santos está acompanhando a repercussão de muitas publicações nas redes sociais de torcedores sobre a arbitragem na segunda partida da final do Campeonato Paulista 2024”, escreveu.

“A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol esclareceu no Conselho Técnico que a escalação do árbitro Raphael Claus é pelo ranqueamento da entidade, que todos os árbitros se concentrarão para se prepararem adequadamente para atuarem no próximo domingo. O Santos FC cumprimenta por essa iniciativa e respeita a decisão da escala”, explicou.

Peixe preza pelo protagonismo dos atletas

Conhecido por às vezes ‘roubar’ o protagonismo das partidas em que apita, Claus foi chamado a atenção na nota santista para que os atletas sejam os únicos destaques e que o resultado seja justo.

“Nesta expectativa de um bom trabalho físico, técnico e emocional dos árbitros nesta semana da grande final, esperamos que Raphael Claus se prepare bem e possa conduzir junto com seus auxiliares um jogo tão importante, sem prejuízo ao espetáculo, que os atletas sejam os verdadeiros protagonistas, que o resultado seja justo e proclamado o legítimo campeão”, alertou.

“O Santos FC está em um processo de reconstrução reconhecendo o trabalho de nosso coirmão, foram os clubes que mais pontuaram na Classificação Geral do campeonato, demonstraram as suas qualidades durante a competição, chegam na decisão por mérito e justiça, não precisam de nenhuma interferência ou benefícios de árbitros para alcançarem os seus objetivos, que vença o melhor nas quatro linhas do campo, honrando a tradição de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro”, concluiu a nota.

Provável escalação do Santos:

Sem Julio Furch à disposição por conta de uma inflamação no tendão e no adutor esquerdo, esse deve ser o time titular: João Paulo; Aderlan, Joaquim, Gil e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Otero, Morelos (Cazares ou Pedrinho) e Guilherme.

Santistas reagem à nota do Peixe