Boa maré do Peixe em 2024
O Santos está surpreendendo muita gente no Campeonato Paulista. Meses após ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Peixe se reformulou drasticamente e, mesmo assim, é o atual melhor time da competição.
Após sete jogos, o time de Fábio Carille venceu cinco, empatou um e só perdeu do rival Palmeiras, no Allianz Parque. No fim de semana, o Peixe ficou na igualdade em 1 a 1 com o Mirassol, fora de casa.
Com 16 pontos, o Alvinegro Praiano está na liderança isolada do Grupo A. Para se ter uma ideia, o segundo colocado, o Ituano, tem somente quatro. Portuguesa e Santo André têm três cada.
Em 2024, foram 14 contratações realizadas pela gestão de Marcelo Teixeira. Além de Carille, chegaram: Gabriel Brazão, Hayner, Jorge, Gil, Aderlan, João Schmidt, Diego Pituca, Guilherme, Pedrinho, Marcelinho, Otero, Cazares, Willian Bigode e Giuliano.
Carências detectadas
O saldo da primeira ‘leva’ de reforços é positivo. O que merece atenção ainda é o setor ofensivo. Internamente, fala-se da necessidade de mais um ou dois atacantes de velocidade. Pedrinho e Marcelinho, por exemplo, ainda não deslancharam.
Uma posição, todavia, que gera preocupação é a lateral esquerda. Felipe Jonatan voltou de longo período de recuperação de uma cirurgia no joelho e já foi preservado pela comissão técnica por dores musculares.
O reserva imediato seria Jorge, emprestado pelo Palmeiras. Entretanto, ele também se recupera de cirurgia recente e ainda não está apto. O jovem Souza chegou a estrear e fazer grande partida contra o Mirassol. Mas foi outro que acusou dores musculares e está em tratamento.
Quem tem chances de jogar contra o São Paulo é Hayner, improvisado da direita pelo corredor oposto. A direção até pensou em uma reintegração de Dodô neste ínterim, mas até agora nada foi decidido.
LE oriundo da Vila Belmiro
Uma opção estudada ainda na reta final de 2023 – na gestão de Andres Rueda – era Alex Sandro. Revelado no CT Rei Pelé, o lateral de 33 anos está de saída da Juventus, da Itália, e começava a despertar o interesse de clubes do Brasil.
Eram os casos do rival Corinthians e do Flamengo, em que Tite já o conhecia da época da Seleção Brasileira. Nesta semana, quem chegou forte para contratá-lo foi o Internacional de Eduardo Coudet.
O Bolavip Brasil apurou com fontes ligadas à nova gestão do Peixe, presidido por Marcelo Teixeira, e não houve mais procura ao staff de Alex Sandro. No ano passado, Rueda chegou a oferecer R$ 700 mil por mês de salários ao Menino da Vila.
Desta vez, o Santos não pretende entrar em ‘leilão’ e vê as opções do atual elenco como ideais para Carille. Ainda há a chance de Hayner, como foi visto contra o Mirassol, de inverter o lado e jogar de LE.
No momento, a prioridade do Santos é o ataque. Mas com o ‘transfer ban’, devido à dívida com o ex-técnico Fabián Bustos, o Santos não consegue fazer mais contratações neste momento.