Opinião
O Vasco conquistou um resultado importantíssimo no último domingo (19) vencendo o Botafogo por 4 a 2, no Nilton Santos, pela nona rodada do Campeonato Carioca.
Um resultado que a equipe precisava. Se há alguns jogos polêmicas envolvendo a arbitragem foram pautas, a vitória pôde trazer alívio em busca de uma classificação.
Siga o canal do Somos Fanáticos no WhatsApp
E principalmente com uma vitória em clássicos. Mas antes de falar do retrospecto da equipe contra o rivais, antes muito deve se falar que o técnico Ramón Díaz foi a contratação mais importante da era SAF.
Por onde passou conquistou retrospectos positivos contra rivais e tem sido assim comandando o Vasco. É verdade que ficou no empate sem gols contra Flamengo e Fluminense, mas venceu o Botafogo e realizou boas partidas. Invicto contra os três rivais nesta fase do Campeonato Carioca.
Melhor contratação
Clássico é clássico. Conquistar um bom resultado diante do rival move tudo. E desde que chegou ao Vasco, em julho de 2023, Ramón comandou o time em seis clássicos: foram três vitórias, dois empates e uma derrota, com aproveitamento de 61,1%, segundo o GE.
Porém, antes mesmo de chegar, nos seis clássicos anteriores, o Vasco somou apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas, com aproveitamento de 22,2%. Uma mudança significativa que o treinador implementou e que mudou o pensamento e postura da equipe.
E isso pode ser um fator dominante para a equipe que, fez bons jogos contra os rivais, consiga fazer mais jogos dessa maneira e buscar os objetivos na temporada. Como disse o próprio auxiliar técnico, Emiliano Díaz, é a mentalidade que o grupo tem que ter: “Clássico é vida ou morte. Pode não jogar tão bem, mas sabe que tem que lutar. Viemos de uma escola de River x Boca, onde perde e morre. Essa mentalidade que o grupo está adquirindo“.
O fato é que o Vasco tem que encarar todos os jogos como um clássico. Com Ramón Díaz a mentalidade tem sido diferente, mesmo ainda precisando de algumas peças, mas tem demonstrado que a equipe tem muito a crescer e apresentar dentro de campo.