Opinião: Ramón Díaz é o maior reforço e time precisa ter espírito de clássico em toda temporada

Treinador tem feito um bom trabalho até aqui na equipe

Opinião

O Vasco conquistou um resultado importantíssimo no último domingo (19) vencendo o Botafogo por 4 a 2, no Nilton Santos, pela nona rodada do Campeonato Carioca.

Um resultado que a equipe precisava. Se há alguns jogos polêmicas envolvendo a arbitragem foram pautas, a vitória pôde trazer alívio em busca de uma classificação.

Siga o canal do Somos Fanáticos no WhatsApp

E principalmente com uma vitória em clássicos. Mas antes de falar do retrospecto da equipe contra o rivais, antes muito deve se falar que o técnico Ramón Díaz foi a contratação mais importante da era SAF.

Por onde passou conquistou retrospectos positivos contra rivais e tem sido assim comandando o Vasco. É verdade que ficou no empate sem gols contra Flamengo e Fluminense, mas venceu o Botafogo e realizou boas partidas. Invicto contra os três rivais nesta fase do Campeonato Carioca.

Melhor contratação

Clássico é clássico. Conquistar um bom resultado diante do rival move tudo. E desde que chegou ao Vasco, em julho de 2023, Ramón comandou o time em seis clássicos: foram três vitórias, dois empates e uma derrota, com aproveitamento de 61,1%, segundo o GE.

Ramón Díaz confirmou que 3 nomes estão saindo do Vasco (Foto: Flickr Oficial do Vasco/Divulgação)
Ramón Díaz , do Vasco (Foto: Flickr Oficial do Vasco/Divulgação)

Porém, antes mesmo de chegar, nos seis clássicos anteriores, o Vasco somou apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas, com aproveitamento de 22,2%. Uma mudança significativa que o treinador implementou e que mudou o pensamento e postura da equipe.

Emiliano Diaz Ramon Diaz Vasco (1)
Emiliano e Ramón Díaz (Foto: Leandro Amorim/Vasco/Divulgação)

E isso pode ser um fator dominante para a equipe que, fez bons jogos contra os rivais, consiga fazer mais jogos dessa maneira e buscar os objetivos na temporada. Como disse o próprio auxiliar técnico, Emiliano Díaz, é a mentalidade que o grupo tem que ter: “Clássico é vida ou morte. Pode não jogar tão bem, mas sabe que tem que lutar. Viemos de uma escola de River x Boca, onde perde e morre. Essa mentalidade que o grupo está adquirindo“.

O fato é que o Vasco tem que encarar todos os jogos como um clássico. Com Ramón Díaz a mentalidade tem sido diferente, mesmo ainda precisando de algumas peças, mas tem demonstrado que a equipe tem muito a crescer e apresentar dentro de campo.

O que os fanáticos estão dizendo?

Torcedor do Vasco comenta sobre Ramón Díaz
Torcedor do Vasco comenta sobre Ramón Díaz
Torcida do Vasco comenta sobre Ramón Díaz
Torcida do Vasco comenta sobre Ramón Díaz
Torcida do Vasco comenta sobre Ramón Díaz