Nova Iguaçu será a zebra de 2024? Confira quem já quebrou este tabu em Estaduais

Você lembra do São Caetano campeão paulista? E o Novo Hamburgo levantando a taça do Campeonato Gaúcho? Isso já aconteceu! Vamos relembrar?

De olho no título

Este final de semana será de grandes decisões nos campeonatos estaduais. Um dos grandes destaques deste início de temporada é o Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, a zebra do Carioca.

Apesar de sair atrás do placar, em 3 a 0, para o Flamengo, a equipe ainda mantém o sonho de levantar a taça e acabar com a hegemonia dos quatro grandes clubes do estado.

Com isso, o Nova Iguaçu, que tem um folha salarial seis vezes menor que o salário de De La Cruz, enfrenta o Flamengo em busca de reverter o placar e se tornar mais uma “zebra” a conquistar o estadual. A grande decisão do Campeonato Carioca acontece no domingo (7).

Os times se enfrentam no Maracanã, a partir das 17h (horário de Brasília). Se conquistar o título, o Nova Iguaçu, que pode perder Maicon para o adversário, sela o seu título de principal surpresa dos estaduais.

O histórico das zebras

O Nova Iguaçu, que ostenta uma disparidade econômica, não é a única “surpresa” nos campeonatos estaduais. Isso porque outros times, também considerados como zebras, estão nas decisões de seus respectivos estados.

No Campeonato Paranaense, o Maringá foi uma grande surpresa. O Athletico-PR está na final, mas o Coritiba, outro time que sempre figura nas decisões do estadual, ficou para trás.

No Campeonato Goiano, o Goiás também ficou para trás. Quem conquistou o lugar não é uma zebra tão grande assim: o Vila Nova, time de muita tradição no estado.

No Alagoano, o CRB não enfrenta o seu maior rival, o CSA. Isso porque o ASA, que esteve na primeira fase da Copa do Brasil, está na grande decisão do estadual.

As zebras que conquistaram seus estaduais

Abaixo, o Bolavip Brasil separou algumas das “zebras” que levantaram as taças dos seus estaduais. Acompanhe a seguir:

Ituano: Campeonato Paulista de 2002

O Ituano surpreendeu o Estado de São Paulo em 2002. Na fase de grupos do Paulistão, o time avançou às quartas após ficar em 3º no seu grupo. Nas quartas, venceu o São Paulo por 2 a 0, eliminando um dos favoritos.

Nas semifinais, o Ituano enfrentou o Santos, vencendo por 3 a 2 no placar agregado. Na final, foi a vez de enfrentar a Ponte Preta, conquistando a vitória por 3 a 1 no placar agregado.

São Caetano: Campeonato Paulista de 2004

São Caetano foi campeão paulista em 2004. Reprodução.
Time levantou a taça em 2004 sob o comando de Muricy Ramalho. Reprodução.

Durante a fase de grupos, o São Caetano se classificou em 4º lugar na chave. Durante as quartas de final, o time levou a melhor, eliminando o São Paulo, por 2 a 0.

Nas semifinais, após empate em 3 a 3 com o Santos, o clube venceu por 4 a 0. No jogo de ida da final, diante do Paulista, o São Caetano venceu por 3 a 1. No jogo de volta, decretando o título, a equipe levou a melhor por 2 a 0.

Ipatinga: Campeonato Mineiro de 2005

O Ipatinga foi uma das grandes surpresas do futebol mineiro em 2005. Na fase de grupos, terminou no segundo lugar na tabela, ficando atrás do Cruzeiro. Nas semifinais, foi a vez de enfrentar o URT, onde avançou.

Na grande final, o Ipatinga enfrentou o Cruzeiro, uma das equipes mais fortes do estado. Considerado como a zebra, o time saiu do primeiro jogo empatado em 1 a 1. Na final, levou a melhor por 1 a 0, garantindo o fim da hegemonia e conquistando o título.

Ituano: Campeonato Paulista de 2014

Jogadores comemoram título do Ituano. Divulgação/Ituano.
Ituano conquistou o Paulista em 2014. Divulgação/Ituano.

Em 2014, o Ituano voltou a chamar a atenção. Durante a fase de grupos, a equipe ficou em 2º no seu grupo. Nas quartas de final, enfrentou o Botafogo-SP, levando a melhor nos pênaltis.

Após o 0 a 0 no tempo regulamentar, avançou nos pênaltis por 4 a 1. Nas semifinais, venceu o Palmeiras, por 1 a 0. Na final, mais uma decisão nos pênaltis. Diante do Santos, ganhou por 7 a 6.

Novo Hamburgo: Campeonato Gaúcho de 2017

Novo Hamburgo em foto oficial após o título. Divulgação/Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo eliminou Inter e Grêmio. Divulgação/Novo Hamburgo.

O Novo Hamburgo teve grande sucesso em 2017, quando derrotou o Internacional na final e garantiu a primeira taça do Campeonato Gaúcho em sua história.

A decisão foi emocionante. No jogo de ida, os times empataram em 2 a 2. Na partida de volta, mais uma empate, dessa vez por 1 a 1. Nos pênaltis, o Novo Hamburgo levou a melhor por 3 a 1.

Atlético-BA: Campeonato Baiano de 2021

Jogadores comemoram título do Atlético-BA. Divulgação/Maurícia da Matta/FBF.
Esse foi o primeiro título estadual do Atlético-BA. Divulgação/Maurícia da Matta/FBF.

Em 2020, o Atlético de Alagoinhas já havia surpreendido o Bahia, mas o título da zebra aconteceu no ano seguinte, quando levantou a taça do estadual pela primeira vez.

Na fase final, o Atlético-BA venceu o Juazeirense. Após 2 a 1 na ida, sofreu a derrota por 1 a 0. A decisão nos pênaltis terminou em 3 a 2 para o Atlético. Na final, diante do Bahia de Feira, a vitória veio no 5 a 4 no agregado.

O que diz a web