Grêmio quer manter retrospecto recente positivo contra Bahia na Fonte Nova

Em duelo do Brasileirão na Fonte Nova, Grêmio busca manter vantagem contra o Bahia, que só venceu 1 dos últimos 10 duelos diretos

Tricolor da Boa Terra só venceu 1 dos últimos 10 duelos contra gaúchos

Neste sábado, às 21h (horário de Brasília), a faixa especial dos duelos do horário reserva um confronto entre tricolores, baiano e gaúcho, na Fonte Nova, em Salvador, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De um lado, o Bahia procura manter os bons resultados das últimas rodadas, que tiveram triunfo diante do Fluminense, e um empate arrancado do rival Vitória no Barradão, tirando uma vantagem de dois gols.

De outro, o Grêmio vem embalado pelas três vitórias consecutivas, entre o Brasileirão, que venceu Athletico-PR e Cuiabá, e a Libertadores, com triunfo heroico fora de casa diante do Estudiantes, em La Plata.

Agora, de volta ao campeonato nacional, os dois times buscam subir na tabela com uma vitória que seria importante para ambos os lados, mas o histórico joga a favor dos gaúchos.

Grêmio só perdeu 1 dos últimos 10 jogos para o Bahia no duelo direto

O confronto direto tem tido franca vantagem do Tricolor Gaúcho sobre o Esquadrão de Aço. No retrospecto geral, foram 59 duelos, com 25 vitórias do Grêmio, 20 empates e 14 triunfos do Bahia.

Nos últimos duelos, a vantagem é ainda maior a favor do Grêmio, que no registro dos últimos 10 jogos, teve 5 vitórias e 4 empates diante do Bahia, que só venceu uma vez na Fonte Nova pelo Brasileirão de 2021, com triunfo por 3 a 1.

Nem mesmo a Fonte Nova tem servido de vantagem a favor do Bahia no duelo direto, já que desde a reinauguração do estádio, em 2013, o Esquadrão mais perdeu do que venceu o Grêmio no palco, com 9 jogos, 3 triunfos, 2 empates e 4 derrotas.

No período, somente duas vezes o mando baiano foi exercido fora da Fonte Nova, pelas edições do Brasileirão de 2019 e 2020. No primeiro, triunfo do Esquadrão por 1 a 0, e no segundo, vitória gremista por 2 a 0, ambos no Estádio de Pituaçu.

Renato tem vantagem contra ex-clube; Já Rogério, perdeu mais do que ganhou

Renato Gaúcho tem história conhecida no Grêmio, mas também teve passagem pelo Bahia em 2010, quando treinou o Esquadrão no início da campanha na Série B que marcaria a volta do time a Série A depois de 7 anos de ausência, e saiu justamente para o tricolor gaúcho em agosto daquele ano.

Mas quase sempre que enfrentou o Esquadrão, se deu bem: foram 20 jogos por todas as competições, com 12 vitórias de suas equipes, 5 empates e apenas 3 derrotas, sendo a última em 2019, quando o Bahia de Roger Machado venceu o seu Grêmio em Porto Alegre, por 1 a 0, pelo Brasileirão daquele ano.

Rogério Ceni, técnico do Bahia, tem um histórico irregular e curioso diante dos gremistas: foram 7 jogos nos confrontos diretos de seus times diante do Grêmio, com 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.

Curiosamente, destes 7 duelos, apenas 2 foram como mandante, e Rogério receberá o Grêmio como mandante pela primeira vez desde 2019, quando, como treinador do Fortaleza, no Castelão, venceu os gaúchos por 2 a 1 pelo segundo turno do Brasileirão, em seu último duelo em casa diante do Imortal.