“Nesse dia, aos 38 anos de idade, eu já sabia que era a minha última partida como jogador profissional e fiz essa menção honrosa ao futebol em forma de agradecimento por tudo que vivi durante esses 20 anos dedicados a esse sonho de criança, encerrei da melhor forma possível, fazendo o que amo, fazendo gol!”, publicou.
Pelo Remo, em 2023, Élton disputou 8 partidas pela Série C e marcou 3 gols. A despedida citada no post foi em 26 de agosto, quando marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 diante do Altos.
Baiano, Élton começou sua carreira no São Caertano e rodou por alguns clubes até ter seu primeiro grande ano de destaque, com 19 gols pelo Santo André. O desempenho chamou atenção do Vasco, que o contratou. No primeiro ano foram 28 gols em 52 jogos. Em seguida, um empréstimo ao Braga e um retorno ao Cruzmaltino.
Élton ainda atuou por Corinthians, Vitória (2x), Náutico, Al Nassr, Flamengo, JEF United, Red Bull Brasil, Ceará, Figueirense e Sport, sempre deixando seus gols. Seu último destaque foi no Cuiabá, onde ficou por três temporadas, inclusive disputando Série A, e marcou 36 gols. Seus últimos clubes foram CSA, Juventude e Remo.