Dirigente da MLS pretende levar jogadores do Palmeiras: ‘Nos interessa’

André Zanotta, de 24 anos, está no FC Dallas e recentemente, foi o responsável por levar o zagueiro Henri, campeão da Copinha com o Verdão

Jovens do Verdão na MLS?

O Palmeiras tem se notabilizado nos últimos anos pela revelação de jovens atletas no mercado da bola. O clube mudou toda a sua filosofia e conseguiu ter êxito dentro de campo com Gabriel Jesus, Endrick, Patrick de Paula, Gabriel Menino, entre outros.

Alguns atletas acabaram não conseguindo uma larga história com a camisa alviverde, mas serviu de bons valores para negócios, como aconteceu com Patrick de Paula, negociado com o Botafogo.

Nesse sentido, André Zanotta, diretor de futebol do FC Dallas, que está desde 2019 nos Estados Unidos tem uma equipe de scout e profissionais na América do Sul. Com isso, consegue garimpar grandes atletas no mercado brasileiro.

Em entrevista à ESPN, ele contou como conseguiu explorar a farta matéria-prima presente em terras verde-amarelas e que não tinham espaço na base de grandes times, como Flamengo e Palmeiras nos últimos anos.

Dirigente da MLS comenta sobre joias do Verdão

No ano passado, a diretoria negociou com o FC Dallas, dos Estados Unidos, o empréstimo do zagueiro Henri, campeão da Copa São de Futebol Júnior no começo daquele ano. Hoje ele está vestindo as cores do Mirassol.

“No ano passado a gente trouxe para o nosso time B o Henry, zagueiro do Palmeiras por empréstimo, que hoje está no Mirassol. Esse ano, o Pedrinho, filho do Beto (meia ex-Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, São Paulo e Grêmio), veio para o nosso time B também (…) É um mercado que, óbvio, pela quantidade de talentos que tem no Brasil e oportunidades, nos interessa”, contou em evento online realizado pela MLS.

André Zanotta pretende ter ainda mais atletas brasileiros de qualidade no elenco do Dallas. Inicialmente, integram a equipe B, mas podem chegar ao time principal. A tendência é de um acordo futuro com alguns outros talentos.

“Eu vejo Flamengo, Palmeiras, Corinthians, os principais clubes no Brasil, que não vão conseguir aproveitar a quantidade de talentos que eles produzem. E jogadores que às vezes não vão ter o nível de jogar no time principal do Flamengo, no time principal do Palmeiras. Mas têm um nível muito bom para vir aqui e poder ter sucesso na MLS”, revelou.

Lucas Esteves foi outro atleta a ir pros EUA

Lucas Esteves, foi emprestado ao Colorado Rapids, da MLS, e retornou ao clube. Sem ofertas para ser negociado ele foi testado pela comissão técnica para a temporada de 2023, mas logo acabou negociado com o Fortaleza.

Aos 24 anos, Esteves ficou mos Estados Unidos de 2021 até o início de 2923. Por lá ele ganhou destaque no Colorado, que cogitou sua contratação em definitivo, mas acabou não concretizando a compra naquela ocasião.

Com o término do empréstimo e sem outra negociação, ele voltou ao Brasil para o Alviverde. Durante sua passagem pelo Colorado Rapids, Esteves fez 46 jogos, marcou dois tentos e deu três assistências.

Já com a camisa do Palmeiras, o lateral tem 27 partidas pelo profissional e dois gols. Pelo clube, ele conquistou duas Libertadores (2020 e 2021), um Paulista (2020) e uma Copa do Brasil (2020). Seu contrato com o Alviverde vai até dezembro de 2024.