Situação complicada
No ano passado (2023), foram alterados os critérios de classificação para a Copa Betano do Brasil. Antes, era usado o ranking da CBF como critério, após as mudanças, as vagas passaram a ser preenchidas de acordo com o desempenho das equipes em seus respectivos campeonatos estaduais.
A Federação Paulista tem direito a seis vagas na competição, sendo cinco delas preenchidas de acordo com a classificação no Campeonato Paulista, que ficam com os quatro semifinalistas e uma com o eliminado das quartas de finais que tiver a melhor campanha.
No Paulistão deste ano, o Corinthians nem se quer passou da fase de grupos, deixando a classificação para a Copa do Brasil de 2025 mais difícil, pois teria que garantir sua vaga através de outros meios.
O que o Corinthians tem que fazer para disputar a Copa do Brasil de 2025?
Para o Timão participar da edição do ano que vem, só restaram dois caminhos. O primeiro, seria vencer a Copa Sul-Americana, onde a equipe está nas semifinais contra o Racing, e caso avance para a final, duelará pelo título contra o vencedor do duelo entre Cruzeiro x Lanús.
A segunda opção é quase impossível. O Alvinegro teria que ficar entre os seis primeiro colocados do Brasileirão Betano, no qual a equipe paulista luta para não ser rebaixada, ocupando a décima sétima posição, com 32 pontos, 17 de diferença do Internacional, que herda a sexta colocação atualmente na tabela.
Uma outra forma de se garantir na Copa do Brasil, seria participando da Copa Libertadores no mesmo ano, pois os times que disputam o torneio continental entram direto na terceira fase.
O Corinthians chegou às semifinais das últimas três edições da competição em questão. Em toda a história, foram 29 participações do Alvinegro, com três títulos (1995, 2002 e 2009) e quatro vice-campeonatos (2001, 2008, 2018 e 2022).