A Nike foi atingida por um processo de ação coletiva que acusa a gigante da roupa esportiva de operar um tapete retrair para fechar sua plataforma não fungível (NFT) RTFKT em janeiro.
Um grupo de usuários de RTFKT liderados por Jagdeep Cheema afirmou no processo de classe proposto arquivado Em um tribunal federalista do Brooklyn, em 25 de abril, eles sofreram “danos significativos” uma vez que resultado de Nike divulgando suas NFTs com temas de tênis para lucrar investidores e depois fechar a plataforma.
O processo alegou que as NFTs não eram de títulos não registrados, pois a Nike os vendeu sem se registrar na Percentagem de Valores Mobiliários. Ele acusou a empresa de usar “sua marca icônica e proezas de marketing para exagerar, promover e sustentar os valores mobiliários não registrados que a RTFKT vendeu”.
“Porquê as NFTs da Nike obtiveram seu valor do sucesso de um determinado promotor e projeto – cá, a Nike e seus esforços de marketing – os investidores compraram esse ativo do dedo com a esperança de que seu valor aumentasse no porvir à medida que o projeto cresce em popularidade com base na marca da Nike”, argumentou o processo.
O processo pede US $ 5 milhões em danos, alegando que a Nike quebrou as leis de proteção ao consumidor e violou várias leis de negócio e concorrência injustas do estado.
Um tribunal dos EUA não decidiu definitivamente se as NFTs são valores mobiliários. Ainda assim, em uma epístola de 9 de abril à SEC, o Marketplace OpenSea pediu ao regulador que exclua as NFTs das leis federais de valores mobiliários, argumentando que não atendem à definição permitido de segurança.
No seu caso contra a Nike, o grupo de classes disse que o tribunal não precisa necessariamente sentenciar sobre o status permitido das NFTs para resolver a denúncia.
NFT Valor de mercado Dips
Em 2021, a Nike adquiriu a empresa NFT RTFKT Studios, que criou tênis virtuais.
De congraçamento com a denúncia, os detentores das NFTs da NIKE resultantes foram informados de que os tokens poderiam ser negociados ponto a ponto no mercado secundário e usados para concluir desafios e missões que podem levar a recompensas.
A coleção NFT da NFT da Nike estava mudando de mãos para uma média de 3,5 éter (ETH), ou tapume de US $ 8.000 quando foram listados pela primeira vez em 18 de abril de 2022, mas estavam sendo negociados por tapume de 0,009 éter, ou aproximadamente US $ 16 a partir de 21 de abril, de congraçamento com para opensa.
A Nike encerrou a RTFKT em janeiro, que o processo de classe afirma que dizimou os investidores quando “os preços caíram e não se recuperaram” e também aproveitaram a chance de participar dos desafios e missões, que o grupo argumentou ser o principal motivo da compra dos tokens.
Relacionado: Os avatares clonex da RTFKT reaparecem depois que a edição apaga as NFTs
O mercado universal de NFT caiu acentuadamente no primeiro trimestre de 2025, com as vendas caírem 63% ano a ano, para US $ 1,5 bilhão em vendas totais de janeiro a março de 2025, aquém de US $ 4,1 bilhões durante o mesmo período de 2024.
A Nike não respondeu imediatamente a um pedido de glosa.
Revista: O niilismo financeiro em criptografia acabou – é hora de sonhar grande de novo