Paolo Ardoino, CEO da Stablecoin Emissor Tether, abordou as críticas sobre a decisão da Companhia de não procurar registro nos mercados da União Europeia em questões de criptografia (MICA), argumentando que os regulamentos eram arriscados para os estábulos.
Falando ao CointeleGraph na Conferência Token2049 em Dubai, Ardoino reiterou que a Tether não tinha planos de solicitar seu Stablecoin USDT, com dólares americanos, o maior por capitalização de mercado-a ser comportável em mica nos países europeus, forçando potencialmente trocas a se destacarem. Ele acrescentou que, embora as empresas de criptografia tivessem que seguir os regulamentos, havia um “temor de conformidade” entre as empresas da UE.
“(…) A licença de mica é muito perigosa quando se trata de estábulos, e acredito que isso é ainda mais perigoso para o pequeno e médio sistema bancário na Europa”, disse o CEO da Tetter, acrescentando que os bancos da região poderiam “permanecer de ventre para cima” nos próximos anos, graças aos requisitos da mica, uma vez que manter 60% dos bisnetos. Ardoino acrescentou:
“Decidi não me inscrever na licença da mica porque preciso proteger os 400 milhões de usuários que temos em todo o mundo. Eles não têm a mesma sorte que os europeus. Eu senhoril a Europa, mas acho que, infelizmente, o Banco Meão Europeu está mais interessado (em empuxar) o euro do dedo uma vez que uma maneira de controlar as pessoas e controlar uma vez que elas gastam seu quantia.”
https://www.youtube.com/watch?v=-fl3rp7jgac
Relacionado: Paolo Ardoino: concorrentes e políticos pretendem ‘matar a tether’
Posteriormente anos de planejamento e pesquisa, os funcionários da UE começaram a implementar requisitos sob a MICA em dezembro de 2024. A TETER, que é regulamentada e sediada em El Salvador, deve satisfazer os requisitos regulatórios de mica se a oferta de produtos ou serviços nos Estados membros da UE.
Desde que os regulamentos entraram em vigor, muitas trocas de criptografia agiram para prometer que suas plataformas listassem os tokens compatíveis com mica. Kraken retirou 5 StableCoins, incluindo USDT, e a Crypto.com anunciou planos para aproveitar 10 StableCoins a partir de janeiro.
Nas nações que estabelecem reservas de criptografia
Falando sobre suas intenções de operar nos Estados Unidos, Ardoino disse que o país “exigiria um tipo dissemelhante de resultado”, dada a concorrência com os emissores locais de Stablecoin. Ele acrescentou que os esforços dos EUA e de outros países para estabelecer um estoque de Bitcoin (BTC) eram “exclusivamente inevitáveis”.
“No médio a longo prazo, quanto mais ensino Bitcoin, mais empresas deram o exemplo (…), todos os outros seguirão”, disse o CEO da Tether. “Nunca é tarde para comprar bitcoin.”
As declarações de Ardoino vieram no mesmo dia em que amarrar anunciado Aproximadamente US $ 120 bilhões em exposição aos tesouros dos EUA a partir do primeiro trimestre de 2025. Em 1º de maio, o USDT teve uma capitalização de mercado de aproximadamente US $ 149 bilhões.
Revista: Crypto queria derrubar bancos, agora está se tornando na luta de Stablecoin