Prioridade mudou no Peixão
O Santos está atrás de um técnico para comandar o projeto esportivo em 2025. O título da Série B colocou o Peixe diretamente na 3ª fase da Copa Betano do Brasil e o principal foco deve ser obviamente o retorno ao Brasileirão Betano.
Por isso, o presidente Marcelo Teixeira e o coordenador de futebol Alexandre Gallo vasculham o mercado por um substituto de Fábio Carille, que deixou o comando após a confirmação do acesso. Nomes como Cuca e Pedro Caixinha já foram descartados. Renato Gaúcho e Luís Castro são sonhos mais distantes.
No fim de semana, um nome que foi oferecido à diretoria santista foi Gustavo Costas, campeão da Copa Sul-Americana pelo Racing. O Bolavip Brasil apurou que o técnico de 61 anos estava sendo analisado pelo Departamento de Inteligência. O estilo parecido com o de Jorge Sampaoli agradava inicialmente a Teixeira.
Líder do Campeonato Argentino na mira
Nossa reportagem apurou que o Racing, todavia, não pensa em negociar o comandante. Costas se consolidou como um grande ídolo da Academia e deve estar à frente do time de Avellaneda na Recopa Sul-Americana e na Copa Libertadores de 2025.
Por isso, o Peixe foi para o Plano B, também vindo do futebol argentino. Nas últimas horas, Gustavo Quinteros, técnico do Vélez Sarsfield, ganhou força e se tornou o alvo favorito na Vila Belmiro. O comandante boliviano foi sugerido pelo departamento de scout alvinegro por seu futebol ofensivo, sua experiência internacional, o custo-benefício e o conhecimento do futebol do continente.
Aos 59 anos, Quinteros acumula experiências pelas seleções da Bolívia e do Equador. Já foi campeão pelo Blooming, Bolívar e Oriente Petrolero, todos bolivianos, além do Emelec, do Equador, e a Universidad Católica, do Chile. O treinador é naturalizado argentino e já comandou o San Lorenzo, além do Vélez.
Gustavo Quinteros no Peixe
Hoje, Quinteros comanda o Vélez Sarsfield na liderança do Campeonato Argentino. Marcelo Teixeira ainda não enviou proposta ao time portenho, já a liga termina em meados de dezembro. Só que o Bolavip Brasil confirmou com fontes ligadas ao Peixe o início das conversas com o empresário do técnico.
A direção santista quer fechar o novo comandante o quanto antes, ou conseguir um acordo antecipado com Quinteros para seguir com o planejamento para 2025. A última vez que o Peixe teve um técnico argentino foi em 2021 com Ariel Holán.