Santos avança em conversas e técnico Gustavo Quinteros ganha força para assumir time em 2025

Técnico do Vélez Sarsfield virou prioridade do presidente santista Marcelo Teixeira após outras negociações estagnarem nos últimos dias

Prioridade mudou no Peixão

O Santos está atrás de um técnico para comandar o projeto esportivo em 2025. O título da Série B colocou o Peixe diretamente na 3ª fase da Copa Betano do Brasil e o principal foco deve ser obviamente o retorno ao Brasileirão Betano.

Por isso, o presidente Marcelo Teixeira e o coordenador de futebol Alexandre Gallo vasculham o mercado por um substituto de Fábio Carille, que deixou o comando após a confirmação do acesso. Nomes como Cuca e Pedro Caixinha já foram descartados. Renato Gaúcho e Luís Castro são sonhos mais distantes. 

No fim de semana, um nome que foi oferecido à diretoria santista foi Gustavo Costas, campeão da Copa Sul-Americana pelo Racing. O Bolavip Brasil apurou que o técnico de 61 anos estava sendo analisado pelo Departamento de Inteligência. O estilo parecido com o de Jorge Sampaoli agradava inicialmente a Teixeira. 

Líder do Campeonato Argentino na mira

Nossa reportagem apurou que o Racing, todavia, não pensa em negociar o comandante. Costas se consolidou como um grande ídolo da Academia e deve estar à frente do time de Avellaneda na Recopa Sul-Americana e na Copa Libertadores de 2025. 

Por isso, o Peixe foi para o Plano B, também vindo do futebol argentino. Nas últimas horas, Gustavo Quinteros, técnico do Vélez Sarsfield, ganhou força e se tornou o alvo favorito na Vila Belmiro. O comandante boliviano foi sugerido pelo departamento de scout alvinegro por seu futebol ofensivo, sua experiência internacional, o custo-benefício e o conhecimento do futebol do continente. 

Gustavo Costas comemorando título do Racing - Foto: Getty Images
Gustavo Costas, técnico do Racing, esteve na mira do Santos, mas negócio se tornou praticamente impossível – Foto: Getty Images

Aos 59 anos, Quinteros acumula experiências pelas seleções da Bolívia e do Equador. Já foi campeão pelo Blooming, Bolívar e Oriente Petrolero, todos bolivianos, além do Emelec, do Equador, e a Universidad Católica, do Chile. O treinador é naturalizado argentino e já comandou o San Lorenzo, além do Vélez.

Gustavo Quinteros no Peixe

Hoje, Quinteros comanda o Vélez Sarsfield na liderança do Campeonato Argentino. Marcelo Teixeira ainda não enviou proposta ao time portenho, já a liga termina em meados de dezembro. Só que o Bolavip Brasil confirmou com fontes ligadas ao Peixe o início das conversas com o empresário do técnico. 

A direção santista quer fechar o novo comandante o quanto antes, ou conseguir um acordo antecipado com Quinteros para seguir com o planejamento para 2025. A última vez que o Peixe teve um técnico argentino foi em 2021 com Ariel Holán.