A importância do atacante
O São Paulo derrotou o Vitória pelo placar de 3 x 1, na tarde do domingo (5), no Estádio Barradão. Durante o confronto, o principal destaque foi Luciano, que balançou as redes duas vezes.
Entretanto, em alguns momentos da temporada, Luciano perdeu espaço e até foi criticado por alguns torcedores. No início do Campeonato Paulista, o camisa 10 não rendeu o esperado com Thiago Carpini na comissão técnica.
Em coletiva de imprensa, Zubeldía revelou que estudou os jogos do jogador da temporada passada: “Se você olha os gols de Luciano em 2023… Ontem eu tive a possibilidade de fazer um compacto e ver junto com meu estafe os gols de Luciano em 2023. Porque eu conheço os jogadores, mas às vezes eu preciso lembrar com imagens“.
“E se você olha os gols de Luciano em 2023 e anos anteriores também, pode se dar conta de que o que fez hoje não é uma casualidade. Não é uma casualidade“, completou o treinador argentino do Tricolor Paulista.
A razão para jogar no meio
Nas últimas temporadas, Luciano se tornou um meio-campista, atuando atrás do centroavante, mas um pouco mais distante em relação ao gol adversário. Zubeldía também explicou a importância do jogador atuar naquele setor específico:
“Por isso era muito importante, em um processo de circulação de bola, ocupar os espaços, ter como ameaça sempre o Luciano“. Com o novo treinador, o camisa 10 até chega com mais presença na área adversária, mas também tem a função de buscar a bola no campo de defesa.
Com sete gols marcados neste ano, o jogador de 30 anos é o artilheiro do São Paulo na temporada. Nas cinco rodadas do Brasileirão, Luciano foi titular em todas as ocasiões, incluindo partidas com Carpini e Milton Cruz.
O vice-artilheiro do Tricolor Paulista é Jonathan Calleri, com seis gols marcados. Na Libertadores, que é o próximo compromisso da equipe, o argentino balançou as redes nas duas últimas partidas.