Vini Jr., Kaká, Ronaldo e +: Os brasileiros já eleitos melhores do mundo pela Fifa

Depois de 17 anos, o Brasil voltou a ter vencedor do prêmio

Vini Jr. vencedor do The Best

O atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, Vini Jr., venceu o The Best da Fifa nessa última terça-feira (17). O jogador foi eleito o melhor jogador da última temporada europeia. A premiação foi entregue em Doha, no Qatar. Vini venceu o prêmio pela primeira vez.

Apesar do craque brasileiro conquistar o troféu inédito em sua carreira, ele é o 6º jogador do Brasil a vencer o melhor do mundo da Fifa. A última vez que um brasileiro havia conquistado o prêmio foi em 2007, com Kaká, quando atuava no Milan, da Itália.

Vinícius Júnior é o segundo brasileiro mais jovem da história a conquistar a premiação da entidade. O atacante venceu o The Best com apenas 24 anos e só perde nesse quesito para Ronaldo Fenômeno, que ganhou seu primeiro prêmio com 22 anos.

Outros brasileiros campeões

Os brasileiros eleitos melhor do mundo pela Fifa:
1994: Romário, pelo Barcelona, da Espanha
1999: Rivaldo, pelo Barcelona
2004: Ronaldinho Gaúcho, jogando pelo Barcelona
2005: Ronaldinho Gaúcho, jogando pelo Barcelona

Prêmio de melhor do mundo da Fifa em 2007. Foto:  Michael Steele/Getty Images
Prêmio de melhor do mundo da Fifa em 2007. Foto: Michael Steele/Getty Images

1996: Ronaldo Fenômeno, jogando pelo Barcelona
1997: Ronaldo Fenômeno, jogando pela Internazionale de Milão, da Itália
2002: Ronaldo Fenômeno, jogando pelo Real Madrid
2007: Kaká, jogando pelo Milan
2024: Vinicius Júnior, eleito atuando pelo Real Madrid

A premiação já teve alguns formatos diferentes. Entre 2010 e 2015, o The Best era unificado com a Bola de Ouro da revista France Football. A premiação francesa deste ano acabou gerando muita polêmica após eleger Rodri como melhor do mundo.

Vini na temporada 2023/24

Vini Jr. foi o destaque do Real Madrid na temporada 2023/24, com títulos da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha. O brasileiro foi o autor do gol dos espanhóis na final da maior competição de clubes da Europa.

Pelo Real Madrid, Vini Jr marcou 24 gols e foi o artilheiro do time na temporada. Além disso, teve nove assistências. Porém, com a camisa da Seleção, o atacante não conseguiu ter os ótimos números do Clube. Foram apenas dois gols e duas assistências em 10 jogos.