Cruzmaltinos tem tabu diante do Leão em São Januário nos últimos anos
Neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), a 6ª rodada do Campeonato Brasileiro tem um importante confronto na capital carioca entre cruzmaltinos e rubro-negros.
O Vasco recebe o Vitória tentando espantar a crise de resultados nos últimos jogos, já que o clube carioca não vence há 5 partidas, e ainda não possui treinador, sendo comandado pelo interino Rafael Paiva.
Já o Vitória, por sua vez, ainda não venceu no Brasileirão, diferente dos cariocas, que venceram na estreia da competição. E após uma série de maus resultados, quer conseguir o triunfo fora de casa.
Para isso, o Leão da Barra usa a seu favor o histórico positivo recente em São Januário, vantagem dos baianos que é compartilhada com o seu treinador, Léo Condé.
Vitória e Léo Condé possuem histórico positivo diante do Vasco
Nos últimos anos, o Vitória vem tendo larga vantagem nos duelos diante do Vasco em São Januário. Desde a vitória por 1 a 0 cruzmaltina pelo Brasileirão de 2010, o Gigante nunca mais venceu o Leão em sua casa.
Foram 5 partidas na casa vascaína, com 2 empates e incríveis 3 triunfos do Vitória, dois deles na Série A, em 2013 (2 a 1) e em 2018 (3 a 2), além de ter ganho o último duelo, pela Série B de 2021, por 3 a 0.
O histórico negativo se estende nos confrontos diretos recentes diante do técnico rubro-negro, Léo Condé, que enfrentará pela primeira vez o Vasco na Série A, mas que já provocou derrotas doídas para os cariocas na Série B.
Sob o comando do Sampaio Corrêa, na Série B de 2022, Condé venceu o Vasco tanto no Castelão, no 1º turno, por 3 a 1, quanto em São Januário, em virada que quase custou o acesso cruzmaltino, por 3 a 2, no returno daquele ano.