Negociação deu o que falar na última semana
Palmeiras e Marcos Leonardo viraram assunto na última semana com um suposto interesse do Verdão em contratar o atacante, artilheiro do Santos em 2023 e que não ficará na Vila Belmiro e nem irá ao Allianz Parque, pois fechou uma transferência ao Benfica.
Apesar da situação já estar resolvida, bastidores das conversas entre as partes foram noticiados pelo colunista Luís Rosa, do UOL, que foi o primeiro a falar sobre o interesse do Palmeiras no jogador. De acordo com o jornalista, três fatores foram fundamentais para o ‘não’ de Marcos Leonardo.
O primeiro e ‘menos polêmico’ foi a vontade do jogador em acertar a sua ida ao futebol europeu, o que acabou se concretizando, já que o acerto com o Benfica já está acordado. Marcos Leonardo já tinha como projeto de carreira não atuar mais no futebol brasileiro.
Aos 20 anos, o atacante se vê pronto para jogar na Europa e conseguir sucesso como outros brasileiros no exterior, casos dos atacantes Rodrygo e Vini Jr, além de vários atletas brasileiros nos mais diversos centros de futebol do mundo.
Atacante teve receio de reação dos santistas
Quando o Santos estava lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, objetivo que não foi alcançado, já que caiu para a Série B, Marcos Leonardo gerou polêmica com o meio-campista Jean Lucas. Os dois chegaram atrasados e supostamente alterados antes da viagem contra o Athletico.
Na ocasião, Marcos Leonardo sabia que seria reserva na partida para o argentino Julio Furch e parece não ter lidado bem com a situação. De acordo com Luis Rosa, o atacante ficou com medo de ter o nome manchado novamente com os torcedores do Santos ao ir para um rival ao invés de outro destino.
Marcos Leonardo perdeu muito o prestígio que tinha dentro dos torcedores depois da atitude, que foi considerada inadequada para o momento delicado que o Peixe vivia e virou assunto até mesmo de uma entrevista coletiva do coordenador Alexandre Gallo após o rebaixamento.
“Acho que o que foi negativo é que temos uma relação excelente com os atletas e não consigo entender o que aconteceu na antevéspera de um jogo tão importante como contra o Athletico. Isso eu sinto muito. Talvez tenha sido uma falta de equilíbrio, que causou um desconforto, um desgaste”, disse.
‘Pressa’ de Marcelo Teixeira
Por último, o terceiro fator que fez Marcos Leonardo se distanciar do Palmeiras, foi a ação do novo presidente do Santos, Marcelo Teixeira nos bastidores. O mandatário santista deu o recado aos empresários do atacante para negociá-lo rapidamente com qualquer clube europeu.
Propostas chegaram e uma delas foi do Spartak Moscou, da Rússia, mas não agradou o staff do atacante. Até que o diretor do Benfica, Rui Pedro Braz, foi pessoalmente a Santos para se encontrar com Marcelo Teixeira e fazer a proposta. Enquanto isso, o Palmeiras ficava na espera.
Por fim, a venda foi sacramentada nesta quarta-feira (3), com o Benfica pagando 18 milhões de euros (R$ 96,33 milhões na cotação atual). O Comitê de Gestão do rival não quis saber do Palmeiras e outro clube brasileiro e já deu o aval para a negociação, que será anunciada em breve.