Alto grau de dificuldade
O Brest não terá vida fácil em sua estreia na Champions League. O time francês terá pela frente o poderoso Real Madrid, atual campeão da competição. No entanto, os torcedores não mostram preocupação e até comemoram a oportunidade.
“Na minha agenda eu tinha marcado a data do sorteio. Com meus amigos, esperamos cada minuto que passava para descobrir nossos adversários. É o sorteio perfeito para o Brest. Pegamos equipes de prestígio. Se conseguirmos vencer um ou dois jogos, será perfeito”, contou um fã do Brest ao jornal francês Le Parisien.
Na Champions League, o time francês irá enfrentar: Real Madrid, Bayer Leverkusen, PSV, Sturm Graz, Sparta Praga, Barcelona, Shakhtar e RB Salzburg. Os quatro primeiro da lista serão em casa e o restante como visitante.
“O único cenário de desastre é a hipótese de terminar com 0 pontos e permanecer em último lugar na Ligue 1 até dezembro. Mas o sorteio é fabuloso, não poderíamos ter sonhado com algo melhor”, completou o torcedor.
Classificação histórica
A fase de liga, que será disputada pela primeira vez, substituiu a antiga etapa de grupos. Os duelos foram definidos através de um software, que sorteou os oito jogos para cada clube. Dos 36 participantes, os oito melhores avançam direto para o mata-mata.
O Brest conseguiu a classificação história por conta da boa campanha na edição 2023/2024 da Ligue 1. Na temporada passada, o clube terminou a competição na terceira colocação. A vaga para a Champions League foi confirmada na última rodada, com uma vitória por 3 a 0 sobre o Toulouse.
O clube voltou à elite do futebol local recentemente. A equipe conseguiu o acesso na temporada 2019/2020, após ser vice-campeã da segunda divisão francesa. O time nunca conquistou um título oficial em sua história.