São Paulo é citado por John Textor em suposto esquema de manipulação e se pronuncia: “Infundadas acusações”

Sem apresentar provas, dono da SAF do Botafogo segue afirmando que Brasileirão de 2023 foi manipulado a favor do Palmeiras

Dono da SAF do Botafogo acusa Tricolor

O São Paulo terminou o Campeonato Brasileiro de 2023 na 11ª colocação e ainda sim foi acusado de ter feito parte de esquema que teria mudado o rumo da competição, liderada pelo Botafogo na maior parte do tempo.

Dono da SAF do clube carioca, John Textor segue afirmando que o Brasileirão do ano passado foi manipulado para favorecer o Palmeiras, que acabou sendo campeão de forma surpreendente.

O Tricolor tomou conhecimento das acusações feitas pelo americano e fez seu pronunciamento oficial na noite desta segunda-feira (1), através das suas redes sociais. A nota afirma que medidas legais serão tomadas.

Enquanto isso, o time de Thiago Carpini se prepara para a estreia na Copa Libertadores, que acontecerá nesta quinta-feira (4), diante do Talleres, fora de casa. A bola rola às 21h (horário de Brasília).

São Paulo rebate John Textor

Desde o término do Brasileirão de 2023, John Textor, dono da SAF do Botafogo, afirma possuir provas que o campeonato foi manipulado. Em artigo publicado em seu site pessoal, o norte-americano citou o São Paulo.

Ciente das acusações – vale ressaltar: sem provas – o Tricolor utilizou suas redes sociais para demonstrar indignação e afirmar que tomará as medidas legais contra as afirmações do empresário.

“O São Paulo tomou conhecimento e repudia veementemente as graves e infundadas acusações de participação de atletas do elenco tricolor em manipulação de resultado feitas pelo dono da SAF Botafogo”, iniciou.

“Tal afirmação sem nenhum vestígio de prova ataca a idoneidade de jogadores do elenco profissional masculino e a lisura da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história. O clube já acionou seu departamento jurídico, que estudará e tomará as medidas cabíveis na esfera legal”, completou.

Veja o que diz John Textor sobre o São Paulo

O jogo em questão que é citado por John Textor é da goleada por 5 a 0 sofrida pelo São Paulo para o Palmeiras, em outubro de 2023. O dono da SAF botafoguense, sem citar nomes, diz que a partida foi analisada por “especialistas”.

A vitória por 5 a 0 do Palmeiras, que foi o começo de uma virada aparentemente impossível (e agora histórica) sobre uma equipe do Botafogo que tinha o recorde de pontos do primeiro turno do Brasileirão, após 14 vitórias em 17 jogos, foi manipulada.

O jogo entre Palmeiras e São Paulo em outubro de 2023 foi, de acordo com especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos cinco jogadores do São Paulo. Sete jogadores mostraram desvios anormais em situações cruciais de gols, mas apenas cinco ultrapassaram limites que deixam clara e convincente a manipulação. É preciso deixar claro que a prova não estabelece motivos, e também não sugere que nenhum clube foi responsável pela manipulação além dos jogadores identificados

O relatório match-fix nível II, que prova, após conclusão do match-fix nível III, manipulação da partida em Palmeiras x São Paulo foi enviado ao STJD no fim de 2023, mas o STJD teve uma decisão clara de não investigar mais a fundo. Nomes dos acusados são, e sempre deverão ser, omitidos e não mostrados à justiça desportiva. Essas provas devem ser apresentadas apenas para procuradores e investigadores governamentais. Eu não tenho intenção de prejudicar os acusados antes de eles conseguirem se proteger, disse.

Tricolores repercutem nota