Santos com possibilidade de lucro
A diretoria de Marcelo Teixeira, para a temporada de 2024, fez um mercado de transferências que agradou, mas ao mesmo tempo houve criticas. Além disso, o Santos FC está de olho em um possível lucro no futuro, que ajudaria na saúde financeira.
Entre 2020 a 2022, Alex Fernandes passou pelo sub-20 do Peixe. Em agosto daquele ano, foi negociado junto ao Cherno More, da Bulgária. O brasileiro agora é destaque pelo Baltika, clube que atua na 2ª divisão do futebol russo.
Com a camisa do Baltika, Alex Fernandes soma 32 jogos, com 11 gols marcados e três assistências anotadas. Na atual temporada, o atleta, que atua nas duas pontas, segue sendo titular, com um total de 772 minutos em campo.
Conforme apurado pelo Bolavip Brasil, Alex Fernandes tem atraído interesse e sondagens de clubes da Rússia, dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita. Dessa forma, em uma eventual transferência, o Santos receberia uma lucro devido ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA.
Qual é esse valor?
O Baltika, clube que possui os direitos econômicos do jogador brasileiro, pede cerca de 1,5 milhão de euros para negociar. Pelo Mecanismo de Solidariedade da FIFA, o Santos tem direito a 5% deste valor ou do preço caso uma transferência aconteça.
Dessa forma, o Santos FC pode receber cerca de R$ 500 mil por uma eventual negociação envolvendo Alex Fernandes. E essa não é a 1ª vez que o jogador rende lucro ao clube da Baixada Santista.
Na negociação envolvendo Cherno More e Baltika, Alex Fernandes se transferiu após os clubes chegaram a um acordo de € 850 mil, e o time brasileiro contava com 10% de uma venda.
Próximo jogo do Santos
Santos x Ceará é o próximo compromisso do time de Fábio Carille. A partida, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, acontece na terça-feira (22), às 19h, na Vila Belmiro.
Apesar da derrota para a Chapecoense, a equipe continua na liderança do Brasileirão Série B, com 56 pontos conquistados. Já o 2° colocado, o Novorizontino, possui 54 pontos.