O Santos neste ano está jogando pela primeira vez a Série B. No ano passado teve o traumático rebaixamento inédito no Brasileirão que estava homanegeanDo o Rei Pelé.
O Peixe fez uma grande reformulação neste ano, contratando treze reforços, mudando de presidente e de treinador em relação ao ano do rebaixamento. Começou o ano com um bom futebol e sendo destaque no Brasil por ter chegado a final do Campeonato Paulista, mas perdeu para o Palmeiras.
O principal objetivo do ano do Alvinegro Praiano é retornar para a Série A. Por enquanto, vem sendo cumprido o objetivo, pois nas primeiras sete rodadas o clube sempre esteve no G4. Existe inclusive possibilidades reais de título, tendo em vista que já foi líder em quatro das seis primeiras rodadas da segunda divisão.
Projeções Série B
Dos considerados 12 grandes, o Santos é o 10° a ter sido rebaixado. Levando em consideração os nove anteriores, somente o Cruzeiro, que em seu primeiro ano na Série B permaneceu na segunda divisão. O time mineiro ficou três anos seguidos e conseguiu o acesso em 2022 como campeão.
A projeção histórica para conseguir acesso para a Série A é alcançar ao menos 62 ou 63 pontos. No ano passado, a média esteve um pouco acima e foi necessário o quarto colocado Atlético Goianiense chegar a 64 pontos. O Vitória com 59 pontos, em 2007 foi a menor pontuação que um time precisou para subir.
A melhor pontuação de uma equipe dos 12 grandes na Série B foi o Corinthians em 2008, com 85 pontos. Além do Timão, os seguintes gigantes do futebol brasileiro já foram campeões da segundona: Palmeiras em 2002 e 2012; Grêmio 2005; Atlético Mineiro em 2006; Vasco em 2009; Botafogo 2021 e Cruzeiro em 2022. Só não foram campeões o Inter e o Fluminense.
Campanha Santos
Nas primeiras sete rodadas,o Santos jogou quatro partidas como visitante, com duas vitórias e duas derrotas. Como mandante, tem três jogos e três vitórias. O aproveitamento da equipe da Baixada Santista é de 71%, isto significa que, se mantiver a média chegará a 81 pontos.
Caso essa projeção seja concretizada, será a segunda melhor campanha da história da competição, só atrás do Corinthians de 2008 e empatado com a Portuguesa em 2011. Logo, apesar dos tropeços contra o América e Amazonas fora de casa, o torcedor santista tem motivos para ficar animado e esperançoso com o acesso e pelo título.