Vasco no pré-olímpico
O Vasco da Gama se prepara para a temporada de 2024 com a ausência de dois jogadores fundamentais. O meio-campista Marlon Gomes e o atacante Gabriel Pec foram convocados pelo técnico Ramon Menezes para o Pré-Olímpico, que ocorrerá na Venezuela entre janeiro e fevereiro.
A decisão do clube de liberar os atletas para representarem a seleção brasileira acarretará em desfalques significativos durante a pré-temporada e o início do Campeonato Carioca.
A reapresentação do elenco do Vasco para a atual temporada está agendada para o próximo sábado (6), enquanto a preparação para o Pré-Olímpico se inicia dois dias depois, na Granja Comary, em Teresópolis.
A competição, programada para transcorrer de 20 de janeiro a 11 de fevereiro, terá o Brasil enfrentando a Bolívia em sua estreia no dia 23.
Foram liberados
A lista de convocados, anunciada por Ramon Menezes em dezembro, celebrou as inclusões de Gabriel Pec e Marlon Gomes. Apesar de não ser um período de Data Fifa, o Vasco optou por liberar os jogadores para a seleção, demonstrando cooperação, mesmo após atritos anteriores entre o clube e a CBF em relação às categorias de base.
Marlon Gomes e Gabriel Pec, peças importantes do elenco vascaíno, são presenças frequentes nas convocações, demonstrando a relevância do Vasco para a seleção.
Em 2023, Marlon participou do Sul-Americano Sub-20 e da Copa do Mundo da categoria, enquanto Gabriel Pec integrou treinos com a seleção sub-23.
Gabriel Pec, titular absoluto em 2023 e destaque do Vasco, foi essencial na permanência do clube na Série A. Por outro lado, Marlon Gomes, entre convocações e lesões, não conseguiu manter uma sequência sólida no último ano, mas encerrou a temporada como titular nos últimos três jogos.
Grupo A
Com a participação no Pré-Olímpico, Marlon Gomes e Gabriel Pec perderão, pelo menos, cinco jogos do Campeonato Carioca, além dos dois amistosos na pré-temporada. Em caso de avanço do Brasil até a final do torneio, a dupla desfalcará o Vasco em sete partidas, comprometendo o início da jornada no estadual.
As primeiras sete rodadas da Taça Guanabara verão o Vasco enfrentar adversários como Boavista, Sampaio Corrêa, Madureira, Bangu, Nova Iguaçu e Flamengo, com partidas agendadas entre 18 de janeiro e 4 de fevereiro.
O Vasco pode enfrentar o mesmo dilema no meio do ano caso Marlon Gomes e Gabriel Pec sejam convocados para os Jogos Olímpicos de Paris, que ocorrerá entre 26 de julho e 11 de agosto.
Apesar de não ser considerada Data Fifa, a decisão de liberar os jogadores para as Olimpíadas pode resultar em desfalques cruciais para o clube, impactando as oitavas de final da Copa do Brasil e três rodadas do Campeonato Brasileiro, além do período de preparação. A seleção brasileira está no Grupo A do Pré-Olímpico, buscando a vaga para Paris 2024.