Tranquilidade no Estadual
O Palmeiras encaminhou a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista em primeiro lugar do seu grupo. A vitória diante do Mirassol no último sábado (24) fez o Verdão depender apenas de si para ser o melhor da 1ª fase.
Hoje, o Verdão soma 21 pontos e é o primeiro do Grupo B. O rival Santos tem 22, porém conta com uma partida a mais na tabela. Ou seja, só depende do time de Abel Ferreira para terminar em 1⁰ no geral pelo terceiro ano seguido.
A classificação em primeiro lugar no geral dá direito ao Palmeiras a jogar como mandante nas quartas e semifinal, incluindo decidir uma eventual final no Allianz Parque. Ou em Barueri, pelo que vem acontecendo no gramado de sua arena.
Internamente, Abel trabalha o ambiente do plantel. Chegaram quatro reforços para 2024: Aníbal Moreno, Bruno Rodrigues, Caio Paulista e Lázaro. Rômulo já está certo, mas só veste a camisa após o Estadual.
Luis Guilherme: Palmeiras ou Liverpool?
Ao mesmo tempo, o português participa de decisões com Anderson Barros sobre novas contratações e futuras saídas. Quem corre risco de sair é o meia-atacante Luis Guilherme.
O jovem de 18 anos é um dos jogadores mais talentosos da geração de Endrick. No ano passado, clubes como Bayern de Munique, da Alemanha, e o Chelsea, da Inglaterra, sondaram a situação da Cria da Academia.
Desde o ano passado, Luis Guilherme soma 32 partidas pelo profissional do Palmeiras. Em 2024, Abel vem dando chances para o meia-atacante, o que atraiu os olhares de dirigentes do Liverpool, da Inglaterra.
De acordo com apuração do colega Jorge Nicola, um representante dos Reds visitou a Academia de Futebol do Palmeiras para conversar pessoalmente com a alta cúpula alviverde, encabeçada por Leila Pereira. Também falou com familiares da joia palestrina.
Situação no Verdão
Luis Guilherme tem contrato no Palmeiras até junho de 2026 e possui multa rescisória avaliada em 55 milhões de euros (R$ 297 milhões na cotação atual), praticamente no mesmo patamar de Endrick e Estêvão.
No vídeo, Nicola admite que a intenção do Liverpool é pagar a multa integral para não perder a concorrência pelo atleta. Há mais clubes da Europa, incluindo da Premier League, no encalço pelo jogador alviverde
No Campeonato Paulista, Luis tem tido oportunidades, porém nitidamente vem sentindo a pressão de ser um dos mais talentosos da nova geração alviverde. Não marcou nenhum gol e não deu assistências nas cinco partidas do ano.
A presidente Leila Pereira reconhece que não vai abrir negociação por, pelo menos, 35 milhões de euros (R$ 190 milhões). A expectativa no camisa 31 é muito parecida com a de Endrick, negociado com o Real Madrid em 2022.