Semana cheia de demissões no CRVG
A última semana foi tensa ao extremo no Vasco. Após desavenças com a 777 Partners, o diretor de futebol Alexandre Mattos foi demitido do Vasco após três meses no cargo.
Sua saída influenciou para mais duas debandadas de São Januário: o supervisor de futebol Rodrigo Pelaipe e o coordenador de performance Jomar Ottoni. A tendência é que a reformulação atinja agora o elenco.
Na visão da SAF vascaína, o elenco de Ramón Díaz precisa desinchar, após um investimento de Mattos superior a R$ 100 milhões em tratativas no começo de 2024. A princípio, quatro atletas correm riscos de sair da Colina neste momento.
São eles: o zagueiro Maicon, o volante Patrick de Lucca, o meia Praxedes e o atacante Rossi. Nenhum deles foi contratado por Mattos, é bem verdade, porém o dirigente negócio a renovação da maioria desses contratos assim que chegou no Clube.
Prioridades do Vasco pós-Carioca
Praxedes renovou novo empréstimo junto ao Red Bull Bragantino até o fim de 2024, mesma extensão dos vínculos do experiente Maicon e Rossi. No caso de Patrick, o acordo expira somente em dezembro de 2025 e abre-se a possibilidade de um empréstimo.
Do quarteto, somente Praxedes teve a oportunidade de estar em campo nas semifinais do Carioca diante do Nova Iguaçu. Na partida decisiva no Maracanã, o meia foi titular, porém acabou substituído na etapa final por Sforza.
Lembrando que, de 1⁰ a 19 de abril, a CBF abre espaço para novas contratações, desde que sejam jogadores que disputaram os Estaduais. O técnico Ramón Díaz ainda pede um volante, meia de criação e um atacante para seu plantel.
Nos bastidores, o ponta argentino Ramón Sosa, do Talleres-ARG, estava em tratativas com Alexandre Mattos. A negociação por Marlon Freitas, do Botafogo, foi encerrada após a demissão do dirigente de São Januário.
Luta contra o tempo e a ‘guerra fria’ em São Januário
A tendência é que a SAF defina, nos próximos dias, o substituto de Mattos na coordenador do departamento de futebol. O nome de Juninho Paulista ganhou força nos bastidores da Colina.
A relação da 777 com a diretoria esportiva do Cruz-Maltino não caminha tranquilamente há tempo. Na última semana, o presidente Pedrinho foi orientado a não frequentar o dia a dia do futebol e o CT.
Vale reforçar que, com Mattos, o Vasco investiu nas tratativas por: João Victor, Robert Rojas, Juan Sforza, Pablo Galdames, Matheus Cocão, David, Clayton Silva, Paulo Henrique, Praxedes e Lucas Piton.
O Cruz-Maltino tem pressa, já que a estreia no Brasileirão Série A ocorre entre 13 e 14 de abril – a CBF vai definir a data. O time de Ramón recebe o Grêmio, em São Januário, na 1ª rodada.