Patryck é diagnosticado com fratura na clavícula após clássico contra o Palmeiras

O atleta se mostrou confiante em um rápido retorno aos gramados

Diagnóstico e situação atual

Patryck, lateral-esquerdo do São Paulo, causou grande preocupação após sofrer uma grave lesão no clássico contra o Palmeiras no domingo (18). O jogador caiu desacordado no gramado do Allianz Parque durante uma dividida com o atacante Estêvão e foi rapidamente levado ao Hospital Albert Einstein.

Patryck, foi diagnosticado com uma fratura na clavícula direita. Após a queda violenta, o atleta foi atendido prontamente e encaminhado de ambulância para o hospital. Em suas redes sociais, ele publicou uma foto usando uma tipoia e se dirigiu aos torcedores para tranquilizá-los.

O lateral-esquerdo sofreu uma queda severa ao tentar disputar uma bola pelo alto com Estêvão. A pancada foi tão forte que Patryck ficou inconsciente momentaneamente. O incidente também permitiu a utilização da sexta substituição permitida pela CBF nesta temporada, um ajuste de regra que visa aumentar a segurança dos atletas.

Processo de recuperação

Patryck permanecerá em observação no Hospital Albert Einstein e seguirá o protocolo SCAT-6 para garantir uma recuperação segura. De acordo com especialistas, o retorno gradual às atividades é essencial para evitar mais complicações.

Se o atleta não progredir conforme o esperado, o processo pode ser mais longo”, detalha o especialista. O tempo de recuperação total da cirurgia pode variar de 3 a 6 meses. Em muitos casos, a fisioterapia para clavícula é recomendada após a cicatrização óssea para ajudar na recuperação funcional do ombro e restaurar a força e a amplitude de movimento.

A maioria dos enfrentamentos em campo ocorre com cabeceios ou impactos no solo entre os atletas para direcionar a bola para o companheiro de elenco ou para o gol. O protocolo de controle é fundamental para lidar com essas situações.

Possíveis consequências e riscos futuros

Patryck Lanza, como é conhecido, é cria da base tricolor, em Cotia. Tornou-se profissional em 2019. Atualmente, com tem 21 anos, é visto com uma joia do tricolor paulista. Com gol de Flaco López nos instantes finais, o Palmeiras derrotou o São Paulo e chegou a 41 pontos.

Estudos recentes, indicam que jogadores de futebol de elite têm uma probabilidade 1,5 vezes maior de desenvolver doenças neurodegenerativas. Se comparado ao restante da população, conforme artigo publicado na revista americana de saúde esportiva The Lancet Public Health, em 2023.

Quando o atleta não se recupera totalmente da lesão anterior existe uma possibilidade ainda maior de lesões repetidas.