Opinião
O Vasco está prestes a escrever mais um capítulo na disputa da Copa do Brasil de 2024. Na próxima quinta-feira (7), a equipe comandada pelo técnico Ramón Díaz recebe o Água Santa, às 20h (horário de Brasília), em São Januário, pela segunda fase do torneio.
Segunda fase. Essa é justamente a parte onde o vascaíno não tem boas lembranças. Isso porque, em dois anos seguidos, a equipe foi eliminada na segunda fase da competição.
Siga o canal do Somos Fanáticos no WhatsApp
Com Zé Ricardo no comando, o Vasco foi eliminado nas penalidades para o Juazeirense, fora de casa, por 4 a 2, em 2022. Naquela ocasião, a equipe disputava a Série B e conquistou o acesso após a vitória diante do Ituano, por 1 a 0, na última rodada.
Já em 2023, o Vasco era comandado por Maurício Barbieri e sofreu uma dura eliminação para o ABC, nos pênaltis, em pleno São Januário. A partir daquele jogo, o time sofreu uma dura sequência ruim no restante da temporada, tendo apenas o Brasileirão a disputar.
Os fatores para o Vasco se classificar na Copa do Brasil
É verdade que ninguém gosta de lembrar das eliminações, mas não dá para excluir o cenário de que, por pelo menos dois anos, o Vasco vem sofrendo na segunda fase do torneio e isso precisa mudar. Porém, agora, a equipe, totalmente reformulada e com outro comando técnico, tem muitas condições de avançar.
Um dos primeiros pontos positivos para avançar é o comando técnico. O Vasco não tem apenas um treinador, mas sim, dois, com Emiliano e Ramón. A equipe vem sendo bem treinada e parece estar engrenada em campo, sabendo do que precisa ser feito. Outro fator importante é como os reforços tem dado conta do recado. Payet, Vegetti, Adson, Piton são só alguns exemplos de como a equipe tem se portado bem em campo.
A boa sequência que a equipe vem, com quatro vitórias seguidas e apenas uma derrota na temporada é outro ponto a se exaltar. Além é claro, que para esse confronto, São Januário será mais do que fundamental com o apoio da torcida nas arquibancadas.
Ramón Díaz e Emiliano Díaz, reforços, boa fase, São Januário e principalmente, o futebol do Vasco. É claro, esse não é o elenco que foi eliminado nas duas últimas temporadas da Copa do Brasil, mas tem condições de avançar e o clube tem que se desapegar desse “fantasma” da segunda fase para buscar coisas maiores dentro dessa competição que é tão importante no Brasil.