As diretrizes recém-atualizadas do regulador de Crypto de Dubai incluem disposições sobre tokenização de ativos do mundo real (RWA) e esclarecem regras para emissores.
Em 19 de maio, a Mando Reguladora de Ativos Virtuais de Dubai (VARA) divulgou seu livro de regras atualizado para provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) operando na região. O regulador deu aos participantes do mercado até 19 de junho para satisfazer as novas regras.
O regulador disse anteriormente ao Cointelegraph que tinha mecanismos de supervisão aprimorados e trouxeram consistência entre regras baseadas em atividades. Uma das mudanças mais proeminentes inclui transparência regulatória nos tokens RWA.
Irina Heaver, sócio do escritório de advocacia dos Emirados Árabes Unidos, Neoslegal, disse a Cointelegraph que as regras atualizadas esclarecem a emissão e distribuição da RWA.
“A emissão de tokens de ativos do mundo real e listá-los nos mercados secundários não é mais teórica”, disse Heaver ao Cointelegraph. “Agora é uma verdade regulatória em Dubai e nos Emirados Árabes Unidos.”
Um caminho “viável” para realizar hype RWA
O Heaver comparou o RWAS às ofertas de token de segurança (STOs), uma tentativa anterior do espaço criptográfico de tokenizar títulos uma vez que ações, títulos e fundos de investimento imobiliário. No entanto, o legisperito de criptografia dos Emirados Árabes Unidos disse que os STOs “morreram uma morte pacífica em 2018 a 2019.”
O legisperito disse a Cointelegraph Stos, não deu patente por justificação da falta de transparência regulatória, locais de negociação de mercado secundário viável, gosto para investidores institucionais e liquidez.
Ainda assim, a situação é dissemelhante para o RWAS. Heaver disse ao Cointelegraph que os RWAs são a próxima classe fundamental para a adoção institucional de blockchain e ativos virtuais. Heaver disse que as novas regras da Vara já as cobrem uma vez que tokens de ativos virtuais (ARVA) referenciados por ativos. Ela disse:
“O recém-atualizado livro de regras de emissão de ativos virtuais da Vara (maio de 2025) aborda essas falhas de frente. As trocas regulamentadas e os corretoras em Dubai agora estão autorizados a partilhar e listar tokens ARVA.”
O legisperito disse que isso resolve uma questão em jurisdições uma vez que a Suíça, onde a emissão de token é verosímil, mas a listagem e as negociações secundárias permanecem não regulamentadas.
Relacionado: As agências de Dubai Gov para vincular o Registro Imobiliário à Tokenização de Propriedades
Legisperito compartilha requisitos para emissores da RWA
Heaver disse que os tokens ARVA são definidos pela lei de Dubai uma vez que representando a propriedade direta ou indireta de ativos do mundo real, concedendo recta a receber ou compartilhar renda e pretendendo manter um valor seguro por referência a ativos ou renda do mundo real.
Os tokens ARVA também são apoiados ou garantidos por tais ativos do mundo real ou constituem uma versão derivada, embrulhada, duplicada ou fracionada de outro ARVA.
O legisperito disse que os emissores devem atender aos requisitos específicos, incluindo uma licença de emissão de ativos virtuais de categoria 1, um cláusula branco abrangente e uma enunciação de divulgação de risco.
Outrossim, os emissores devem ter um capital pago de 1,5 milhão de dirhams dos Emirados Árabes Unidos (murado de US $ 408.000) ou 2% dos ativos de suplente mantidos. Os emissores também estão sujeitos a obrigações mensais de auditoria independentes e devem aderir à supervisão de supervisão em curso.
“A Vara está fornecendo transparência regulatória, e está dando à indústria um caminho viável e realizável para transformar o hype da tokenização da RWA em verdade”, disse Heaver ao Cointelegraph. “Isso importa porque marca uma mudança, da teoria para a realização, da ficção à estrutura”.
https://www.youtube.com/watch?v=vz6hj457iws
Revista: O risco assina o Bitcoin uma vez que o varejo o abandona para instituições: Sky Wee