A atividade do usuário de jogos blockchain caiu e o financiamento diminuiu em abril, mas o ecossistema universal é mais saudável e sazonado, de tratado com a plataforma de estudo de blockchain Dappradar.
A atividade do usuário caiu 10% em relação a abril, com jogos de blockchain atingindo uma baixa de 4,8 milhões de carteiras ativas diárias, comentador de Dapprarar Sara Gherghelas disse No relatório dos jogos de abril da plataforma.
O domínio dos jogos sobre a indústria de aplicativos descentralizados também caiu e agora está ligada a finanças descentralizadas em 21%.
Gherghelas disse que a atenção clara do usuário está se afastando dos jogos, mas, sob a superfície, a novidade infraestrutura foi lançada, os principais editores dobraram e os jogos de subida qualidade se aproximaram do lançamento.
“A indústria de jogos de blockchain não está morta – está evoluindo. Está passando de sonido para sinal”, disse ela.
“As equipes estão construindo e o capital continua a fluir para o espaço. O que podemos estar vendo é um ecossistema mais saudável-um impulsionado menos pela mecânica especulativa de reprodução para o Earn e mais por usuários que têm um interesse genuíno em jogabilidade, propriedade de ativos e comunidade.”
A atividade de investimento em jogos de blockchain de abril também caiu 69% em relação a março, atingindo US $ 21 milhões.
Projetos mais fracos morrem, os fundos mudam para os construtores
Gherghelas disse que secção da queda é porque o interesse do investidor e do usuário está cada vez mais mudando para ativos do mundo real e lucidez sintético.
Outro fator é o cenário macroeconômico, com a incerteza do mercado em curso sobre o sentimento dos investidores, dificultando o capital para prometer startups.
Gherghelas disse que projetos mais fracos “estão caindo” e os fundos estão fluindo para outros projetos que “estão silenciosamente as bases para a próxima geração de jogos de blockchain”.
“Os investidores agora estão otimizando para modelos sustentáveis, envolvimento dos jogadores e retenção real, não unicamente hype de token”, acrescentou. “Isso mostra que o mercado está claramente no modo de redefinição”.
Gherghelas observou que “66% de todos os financiamentos de jogos de blockchain em 2025 até agora foram para infraestrutura”, sinalizando um mercado mais maduro.
Relacionado: Os jogos de cripto
As empresas de jogos convencionais também ainda estão experimentando jogos movidos a blockchain, com Gherghelas apontando para a parceria da Ubisoft com a Immutable, e a Sega adicionando tokens não fungíveis e mecânica de jogo ao seu jogo, Kai: Battle of Three Kingdoms.
“Abril de 2025 não foi um mês recorde para jogos de blockchain, e tudo muito. O que estamos vendo é um espaço recalibrando”, disse ela.
“O hype especulativo está esfriando, mas os construtores não pararam”, acrescentou. “Os jogos estão sendo lançados. Os ecossistemas estão se expandindo. A infraestrutura está amadurecendo.”
Revista: Arcade ilícito disfarçada de … um bitcoin falso? Soldier Scams na China: Asia Express