Rojas fora do Corinthians
Não é novidade para ninguém que enquanto o elenco se prepara para mais uma rodada do Paulista, o Corinthians passa por maus bocados nos bastidores. Isso tudo por conta da saída de Rojas.
Foi confirmada nesta sexta-feira (1), que o meia não vestirá mais o manto do Timão. Isso tudo se deu após dívidas atrasadas do Clube com o jogador virem à tona, com isso, ele notificou a diretoria seu desejo de uma rescisão unilateral por justa causa.
O jogador alegou que a primeira parcela do acordo foi feita com ele em janeiro, mas a de fevereiro ficou em aberto. A inadimplência neste caso é referente aos direitos de imagem de 2023, inicialmente um valor de R$ 5 milhões.
Para justificar sua decisão, Matías Rojas parou de comparecer aos treinos no CT para pedir seu desligamento. Poderá haver uma reunião entre as partes, porém, não se sabe qual o caminho será seguido. Apesar disso, a diretoria segue monitorando o mercado e agora o alvo é um jogador do Cruzeiro.
Situação de Rojas preocupa nos bastidores
Foi revelado pela Gazeta Esportiva e pelo UOL, que essa atitude do meio-campista traz preocupação nos bastidores. Em apuração da primeira fonte citada, algumas pessoas de dentro do Clube temem como essa decisão pode impactar os jogadores.
Com a atitude tomada por Matías Rojas, pessoas de dentro do Corinthians estão tementes que mais jogadores enxerguem isso como precedentes para tomarem a mesma decisão e deixem o time sem muitos empecilhos.
Na atual situação, diversos atletas e alguns outros que já saíram estão com direitos de imagens pendentes, ou seja, o mesmo caso do ex-camisa 10 do Alvinegro do Parque São Jorge. Ele já teria deixado claro aos ex-companheiros de elenco sua situação real com o Clube.
Além disso, o meia pode levar o caso à FIFA, pois, segundo o regulamento da entidade, a rescisão contratual unilateral de um jogador pode acontecer quando é completado o segundo mês sem receber pagamento.
Mais detalhes dos bastidores
Apesar de todo esse problema, já está sendo monitorado um substituto para o jogador. Levando em conta o ano passado, o Corinthians está devendo cerca de 5 meses de direitos de imagem. Em 2023, o atleta já havia notificado a maior entidade do futebol por conta do mesmo problema, foi resolvido, mas agora novamente tem esse impasse.
Nesse cenário, dificilmente a causa não seria ganha pelo jogador. Caso ele siga esses passos, a diretoria corintiana teria que fazer um novo acordo para pagar tudo que está devendo ao jogador, somado aos valores que seriam pagos até o fim de seu contrato.
O contrato dele era válido até junho de 2026, mas no registro da Federação Paulista de Futebol (FPF), diz o contrário. Na verdade, ele teria vínculo até julho de 2027, ou seja, mais três anos de contrato.
Porém, na prática, a FIFA analisa situações e adota critérios. O principal deles é o período que o jogador defendeu o Clube e quanto o tempo de contrato restaria para terminar o vínculo. Normalmente, essa atitude é tomada para haver enriquecimento ilícito, com isso, a entidade reduz o valor a ser pago ao atleta.