15 anos do início da era Ney
Em 7 de maio de 2009, Neymar estreava pelo profissional do Santos. Considerado a maior joia da base alvinegra desde Robinho e Diego, o atacante era lançado por Vagner Mancini no Estádio do Pacaembu em jogo contra o Oeste.
A partida era válida pela primeira fase do Campeonato Paulista e a torcida do Peixão estava impaciente com o desempenho da equipe. Por isso, aos 14 minutos do segundo tempo, Mancini ‘sacou’ o meia Molina para a entrada do Menino da Vila.
Detalhe: com apenas dois minutos em campo, Neymar quase marcou um gol de cobertura em Weverton, hoje no Palmeiras, mas que defendia o clube de Itu há exatos 15 anos.
O atacante fintou o marcador do Ituano e, ao tentar cruzar, mandou (sem querer) direto para o gol de Weverton, que nada pode fazer. Por infelicidade do lado alvinegro, a bola acertou o travessão.
Relembre!
O jovem de 17 anos ajudou o Peixe a sair com a vitória por 2 a 1, com gols de Madson e Roni. Comemorou ‘à la’ Pelé com direito a soco no ar, como ficou característico na história do Rei.
Mensagem do ídolo
Nesta quinta (7), o craque do Al-Hilal postou em sua rede social a lembrança de estrear pelo clube que o projetou para o futebol mundial e não deixou de exaltar toda a sua reverência.
“Há 15 anos eu estreava pelo meu time de coração… E o resto eu dei sorte”, publicou Neymar, que ainda está em recuperação de cirurgia no joelho e deve retornar aos gramados no segundo semestre.
Na Vila Belmiro, o atacante conquistou a Libertadores em 2011, além de três vezes o Campeonato Paulista, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Nos últimos tempos, o astro do futebol voltou a se aproximar do Peixe.
Volta à casa natal
Em 2024, Neymar compareceu e foi recebido com festa na Vila Belmiro na vitória por 1 a 0 contra o Corinthians com gol de João Schmidt, que foi bastante elogiado pelo craque.
Marcelo Teixeira já deixou claro que pensa em um projeto para oferecer ao ex-camisa 11. Seu vínculo na Arábia Saudita expira em junho de 2025. Em entrevista à CNN Brasil, que foi ao ar nesta quinta, o mandatário do Peixe fez um balanço atual do Clube e até da possibilidade de Neymar comprar o Clube.
“Neymar, qualquer outro [seria bem-vindo]. Essa identidade dele ser do Santos, não vejo nenhum problema. Hoje, eu vejo de uma forma muito precoce. O meu dever e missão é fazer um trabalho de pavimentação da estrutura do Santos, que é o que estamos fazendo”, disse Teixeira.
De acordo com informações da CNN, o Santos hoje amarga uma dívida de R$ 700 milhões. Pela primeira vez em 111 anos, o Clube vai disputar a Série B e, em 2024, só tem essa competição e o Campeonato Paulista em disputa.