Nelsinho Baptista retorna ao Brasil para treinar a Ponte Preta

Depois de cinco anos no comando do Kashiwa Reysol, do Japão, o técnico Nelsinho Baptista volta a trabalhar no Brasil e nesta quarta-feira, 29, foi anunciou como o novo treinador da Ponte Preta, que está na Série B do Campeonato Brasileiro. Aos 73 anos, o experiente comandante retorna ao clube em que teve grande sucesso. 

Nelsinho Baptista não treina um time brasileiro desde 2018, quando esteve no Sport e conquistou sete vitórias em 17 jogos. Antes disso, já estava 8 anos no Japão, treinando Kashiwa Reysol e Vissel Kobe. No país asiático, o treinador soma 10 titulos, sendo 2 vezes campeão japonês da elite e mais duas da segunda divisão. 

O treinador é fez sucesso no Brasil durante as décadas de 1990 e 2000. Foi campeão brasileiro e da Supercopa com o Corinthians e conquistou a Copa do Brasil de 2008 pelo Sport. Também acumula seis estaduais, por Corinthians, São Paulo, Sport, Goiás e Athletico Paranaense. 

A Ponte Preta foi o primeiro clube da sua carreira de treinador em 1985 e ele vai para sua quinta passagem no clube. Em 2001, levou a Macaca até o terceiro lugar do Paulistão e da Copa do Brasil, terminando também na sétima posição do Brasileirão. Naquele ano, o clube paulista teve quase 70% de aproveitamento. 

Uma curiosadade é que Nelsinho Baptista é pai do também treinador Eduardo Baptista, hoje no Novorizontino. O confronto entre pai e filho deve ser seu terceiro jogo pela Macaca, já que as equipes se enfrentam no dia 15 de junho.