Breno na ponta da ‘barca’ para 2025
O Palmeiras realizou cinco contratações até aqui para a temporada 2024. Foram anunciados na Academia de Futebol o volante Aníbal Moreno, o meia Rômulo e os atacantes Caio Paulista, Lázaro e Bruno Rodrigues.
Na contramão, o técnico Abel Ferreira já começa a visualizar – com mais opções no elenco – quem deve perder espaço no seu plantel após o Campeonato Paulista. É o caso de Breno Lopes, outrora queridinho do português, mas agora bastante sumido.
São apenas sete partidas do atacante em 2024, com um gol marcado, contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista. Nos bastidores, o jogador já pensa em buscar novos ares, porém prioriza o exterior.
Há um mês, o Vasco sondou fortemente Breno para reforçar o projeto da 777 Partners, dona da SAF em São Januário. Quem entrou em contato para negociar foi Alexandre Mattos, atual diretor de futebol do Cruz-Maltino, mas que tem muita história na Academia.
Sem saber, palestrino foi pivô de confusão no RJ
Na época, as tratativas se arrastaram por semanas. O Palmeiras chegou a estipular o preço de R$ 20 milhões, porém o Vasco não foi adiante. Só que a situação causou um burburinho tremendo no Rio de Janeiro.
Na última terça-feira (19), o setorista Lucas Pedrosa, que cobre o Vasco, informou um entrevero envolvendo Mattos e a comissão técnica, formada por Ramón Díaz e seu filho Emiliano. Tudo por conta de Breno Lopes.
De acordo com a apuração de Pedrosa, foi Mattos e, consequentemente, o departamento de futebol que sugeriu Breno à comissão vascaína. Mas Emiliano, auxiliar de Ramón, não era a favor. Por outro lado, indicou a contratação de André Silva, que posteriormente reforçaria o São Paulo.
A confusão começou neste momento, já que a comissão vascaína esperava que Mattos comunicasse a SAF – no caso, a 777 – sobre o investimento em André Silva. Entretanto, de acordo com Pedrosa, Mattos não o fez, por insistir em Breno.
Ex-SEP, Mattos comprou briga no Vasco
Neste ínterim, Emiliano já havia conversado com o próprio André de maneira a convencê-lo a jogar em São Januário. Porém, a demora de Mattos em acionar a 777 fez o São Paulo ganhar a disputa nos bastidores pelo centroavante.
Enquanto isso, Breno continua na reserva de Abel. Especulou-se também, em meio à janela de transferências de janeiro, que o Internacional poderia contratar o atacante por empréstimo, mas os gaúchos negam “de pés juntos” qualquer contato pelo palestrino.
Status de Breno no Verdão
A situação de agora é que Breno deve deixar o Alviverde em dezembro, quando termina seu contrato. De momento, não há movimentação para renovar seu vínculo e o atleta de 28 anos prefere tentar a sorte no exterior.
O camisa 19 soma 166 jogos pelo Alviverde, com 25 gols e seis assistências. Breno é lembrado até hoje pelo gol do título da Libertadores de 2020 contra o Santos, mas coleciona oito taças pelo Alviverde.