NBA: As maiores rivalidades da História do basquete

Descubra as maiores rivalidades da história da NBA e como elas moldaram o basquete moderno, sucesso mundo afora

Introdução às rivalidades mais quentes da NBA

A NBA sempre foi uma liga que valorizou o espírito de rivalidade entre suas franquias. Desde a fundação nos anos 1940, sempre há duas ou mais forças brigando por espaço diretamente. 

É notório que, dos anos 1960 em diante, Boston Celtics e Los Angeles Lakers sejam os maiores rivais. Tanto por serem os maiores campeões, quanto por terem feito o maior número de finais. Contudo, outros duelos chamaram a atenção ao longo da história. Te contamos um pouco mais de cada um deles.

Lakers x Celtics

A rivalidade que mais mobiliza a torcida ao redor do mundo é Lakers x Celtics, concentrando o maior número de conquistas da NBA. Ao todo, eles se enfrentaram diretamente em 11 finais, com oito vitórias celtas e três angelinas.

Nos anos 1960, com Bill Russell extremamente dominante pelos Celtics, foram seis conquistas entre 1962 e 69. Os Lakers só tiveram algum gostinho de vingança nos anos 1980, com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, vencendo as finais de 1985 e 1987. A década de 80 foi importante para pavimentar esse clássico, já que a oposição era entre Magic e Larry Bird, dois ícones de suas franquias que dominaram o período.

A última vez que as franquias decidiram um título foi na temporada 2010, na qual os Lakers também levaram a melhor e venceram no jogo 7. Destaque para Kobe Bryant, que liderou os angelinos em quadra.

Bulls x Pistons

No fim dos anos 1980, com Michael Jordan pedindo passagem como astro da NBA, o Detroit Pistons também ganhou força. O estilo truculento e encrenqueiro dos Pistons visava impedir que o armador dos Bulls chegasse ao topo. Como Chicago e Detroit são de regiões próximas, isso apimentou a relação entre as torcidas.

Entre 1988 e 90, os Pistons fizeram três finais da NBA e venceram as duas últimas. A caminho da decisão, toparam com os Bulls em partidas memoráveis. No período, Detroit sempre passou por Chicago, frustrando Jordan e inclusive aumentando a frustração do camisa 23, que tinha uma marcação especial.

Jordan teve sua vingança em 1991, ano do seu primeiro título da NBA, derrotando os Pistons na final do Leste. Foi o início da dinastia dos Bulls, que empilharam seis títulos em seis finais disputadas com Michael sendo protagonista em todas elas.

Rivalidades modernas

A NBA naturalmente virou outro esporte a partir da aposentadoria de Jordan, no começo dos anos 2000. Por esse motivo, era preciso reencontrar novos astros e novas equipes que pudessem suprir a necessidade de um choque entre franquias. 

Como as finais eram sempre disputadas por times diferentes e os Lakers foram tricampeões entre 2000 e 2002, duelos regionais por vagas acabaram sendo interessantes. Dallas Mavericks e San Antonio Spurs se viram algumas vezes num embate entre texanos. Os Spurs foram tetracampeões entre 1999 e 2007. Dallas só conseguiu o primeiro título em 2011.

Heat x Spurs

O bicho pegou mesmo entre Spurs e Heat. A equipe de Miami, que descobriu o gostinho da glória com Dwyane Wade e Shaquille O’Neal, havia se reforçado bem com LeBron James e Chris Bosh. Esse trio era o mais estelar da NBA e poderia ganhar muitas taças.

Foram quatro finais seguidas do Heat entre 2011 e 14. Entre elas, duas com os Spurs do outro lado. Em jogos dramáticos, a equipe de Miami levou a melhor em 2013, tendo LeBron como o MVP após sete duelos. Eis que em 2014, Kawhi Leonard roubou a cena e deu o troco, com os Spurs fechando a série no jogo 5. Foi a última aparição dos texanos em decisões da liga.

Warriors x Cavaliers

O que nos leva à grande rivalidade entre Warriors e Cavaliers, que reinaram na liga no fim da década de 2010. Em quatro ocasiões eles se chocaram. De um lado, Steph Curry, Draymond Green e Klay Thompson. Do outro, LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love. 

A hegemonia de Golden State foi provada com três campeonatos em quatro possíveis, entre 2015 e 18.. Os Cavs só venceram em 2016 em atuação monstruosa de LeBron, mas perderam as outras três. A última, em 2018, teve direito a varrida e show de Kevin Durant, que se juntou ao time californiano após a derrota para Cleveland. A união se mostrou imparável para os Warriors.

Impacto das Rivalidades

Nesse quesito, rivalidades sempre mobilizam uma torcida grande para as partidas finais. Mesmo os torcedores de outras franquias acabam escolhendo um lado. E quando temos dois times se bicando com frequência, as disputas particulares acabam transbordando. 

Atletas que sintetizaram rivalidades entre franquias ao longo da história:

  • Bill Russell (Celtics) x Jerry West (Lakers), anos 1960
  • Magic Johnson (Lakers) x Larry Bird (Celtics), anos 1980
  • Michael Jordan (Bulls) x Isiah Thomas (Pistons), anos 1980
  • Jordan (Bulls) x Karl Malone (Jazz), anos 1990
  • Reggie Miller (Pacers) x Patrick Ewing (Knicks), anos 1990
  • Tim Duncan (Spurs) x Dirk Nowitzki (Mavericks), anos 2000
  • Duncan (Spurs) x Shaquille O’Neal (Lakers), anos 2000
  • LeBron James (Heat) x Tim Duncan (Spurs) , anos 2010
  • LeBron (Cavaliers) x Steph Curry (Warriors), anos 2010

Jogos icônicos

Parte da história da NBA se deve aos inesquecíveis confrontos entre alguns dos astros citados acima. Por esse motivo, certas finais ainda são especiais, tanto tempo depois.

É o caso do jogo 7 entre Celtics e Lakers em 1984, valendo o título. Aquele confronto fechava uma série de duelos equilibradíssimos e com muito talento de Magic, Kareem e Bird. Em Boston, os alviverdes não deram chance e, apesar da dureza, venceram por 111 a 102, frustrando os angelinos.

Algum tempo mais tarde, em 1991, depois de muito apanhar (literalmente) dos Pistons, Jordan teve sua desforra. Os Bulls varreram os rivais e deram o troco pelas três quedas seguidas nas temporadas anteriores. Faltando segundos para o fim, os titulares dos Pistons deixaram a quadra e sequer cumprimentaram os rivais pela vitória.

Já em 1998, para consagrar o fim da dinastia mais famosa da história, os Bulls pegaram o Jazz e, na última dança do elenco, venceram com arremesso icônico de Jordan no jogo 6. Utah vencia por 86 a 85 restando 21 segundos no relógio. Contudo, Malone teve a bola roubada por Jordan dentro do garrafão. O camisa 23 carregou até a quadra adversária e gastou tempo para um arremesso faltando cinco segundos. Ele virou o confronto e os Bulls foram campeões, desmanchando completamente o elenco depois disso.

Por fim, em 2013, Heat e Spurs duelavam intensamente no jogo 7. No último minuto, o placar estava em 90-88 para Miami, quando Duncan teve a chance de empatar. Contudo, ele estava bem marcado e desperdiçou a chance. O Heat administrou a vantagem, gastou tempo e viu LeBron acertar uma cesta à meia-distância. Erros ofensivos dos Spurs facilitaram a vida de Miami, que confirmou o título com o placar de 95-88.

Influência na NBA: direcionando novas torcidas

Novos torcedores encontram maior facilidade em escolher seus times quando há um momento de grande oposição entre duas franquias. É por esse motivo que Lakers e Celtics são tão abrangentes em suas torcidas. As grandes hegemonias, porém, também ajudam a capitalizar em cima de bons momentos. 

Pessoas com mais de 30 anos que viveram a infância nos anos 1990 guardam o time de Jordan nos Bulls com muito carinho. As gerações mais novas têm os Lakers de Kobe/Shaq como referência, ou mesmo os Spurs de Duncan/Manu Ginobili. A última grande rivalidade foi também aquela que atraiu mais fãs para Curry e LeBron, no choque entre Warriors e Cavs. 

Resta saber qual será a próxima grande batalha, pois candidatos não faltam. É talvez o momento com mais grandes jogadores espalhados pela liga. Assista à temporada da NBA no Disney+ e não fique de fora do melhor basquete do mundo.