Copinha 2024
Nesta terça-feira (02), teve início mais uma edição da Copinha, e o jornalista Milton Neves aproveitou o clima do torneio para destacar a importância histórica da competição na revelação de talentos para o futebol mundial.
Em sua coluna no UOL Esporte, ele trouxe à tona a lembrança do atacante Dener, um talento nato da Portuguesa, cujo brilho foi interrompido por uma tragédia em 1994.
Milton Neves relembrou a participação marcante de Dener na conquista da Portuguesa na Copinha de 1991, onde o atacante deixou sua marca e encantou os torcedores.
Na visão do jornalista, Dener tinha potencial para ser um dos grandes expoentes do futebol brasileiro, superando até mesmo Neymar em talento e conquistas.
Era um craque
“Dener, que teria sido mais do que foi Neymar, brilhou naquela Lusa, levando o time do Canindé ao título com uma campanha espetacular, massacrando o Grêmio na final por 4 a 0”, complementou o jornalista.
O comentarista ressaltou a importância do torneio, que, apesar de sua expansão, continua a ser uma vitrine para jovens talentos de todo o país. Neves mencionou outros nomes que também surgiram na Copinha, como Paulo Roberto Falcão, Casagrande, Dida, Djalminha, Neto, Raí, Rogério Ceni, entre outros.
Contudo, a narrativa de Neves se concentrou na figura emblemática de Dener. Ele destacou a campanha espetacular da Portuguesa naquele ano, culminando em uma vitória avassaladora sobre o Grêmio na final por 4 a 0.
Dener, apelidado de “Novo Pelé”, conquistou o coração dos torcedores vascaínos em um curto período, antes de perder tragicamente a vida em um acidente de carro aos 23 anos.