Caminho do Palmeiras para 2025
O Mundial de Clubes da FIFA começa hoje para o Fluminense, que enfrenta o Al Ahly, do Egito, às 15h (horário de Brasília). Para o Palmeiras, a participação está garantida para o novo formato de 2025.
Como campeão da Libertadores de 2021, o time de Abel Ferreira já assegurou seu espaço entre os 32 clubes do Super Mundial de Clubes, que ocorrerá nos EUA. Além do Palmeiras, Flamengo e Fluminense, como vencedores da Libertadores de 2022 e 2023, estão no torneio.
O vencedor da edição de 2024 estará também nos EUA e mais dois clubes pelo ranking a critério da Conmebol. E quanto aos integrantes da Europa? Serão 12 vagas via UEFA.
Oito delas estão garantidas. Chelsea, Real Madrid e Manchester City garantiram suas vagas pelas conquistas das edições 2020/21, 2021/22 e 2022/23, respectivamente. E o Palmeiras ficou sabendo de mais rivais do Velho Continente neste fim de semana.
Quem vem pela frente, Verdão?
Pelo critério de pontos da UEFA pelos jogos na Champions League, outros cinco foram definidos: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto e Benfica.
Além das 12 vagas para equipes da UEFA, o Super Mundial de Clubes ainda distribuirá quatro para Ásia, África e América do Norte e Caribe, além de uma para a Oceania e outra para o país-sede.
Vale reforçar que o contrato de Abel com a atual diretoria do Palmeiras expira em dezembro de 2024. A presidente Leila Pereira já quer uma extensão por mais três anos, especialmente para o português ter a chance de liderar o Verdão nos EUA.