Camisa 7 do Real Madrid é o Mr. Mundial
Real Madrid x Pachuca se enfrentaram na final do Mundial de Clubes e os merengues venceram por 3 a 0. Com gols de Vini Jr e Rodrygo, os números dos artilheiros brasileiros no torneio se atualizaram.
O portal 90min fez um levantamento com sete nomes que balançaram as redes na competição organizada pela Fifa a partir de 2000. Vinícius Júnior, craque do time branco, está no topo da lista.
Com três gols marcados contra Al-Hilal e Pachuca, o camisa 7 é o artilheiro isolado. Além disso, se tornou o primeiro brasileiro a balançar as redes em duas edições do torneio.
Já o camisa 11, autor do segundo gol madridista contra os mexicanos, é o mais novo integrante do grupo que conta com mais cinco brasileiros que atuaram na Europa e no Brasil.
Artilheiros brasileiros
Ídolo do São Paulo, Mineiro foi o primeiro brasileiro a marcar em final do Mundial, na vitória contra o Liverpool em 2005. Em 2006, Adriano Gabiru fez o gol do título do Internacional sobre o Barcelona.
Indo para o futebol europeu, Kaká, do Milan, deixou sua marca no triunfo sobre o Boca Juniors em 2007. Dante, à época no Bayern de Munique, marcou na vitória sobre o Raja Casablanca em 2013.
Para fechar a lista de maneira cronológica, Roberto Firmino balançou as redes na conquista do Liverpool de Mohamed Salah, Sadio Mané e cia sobre o Flamengo em 2019.
Antes dos anos 2000
Na antiga Copa Intercontinental, Pelé (Santos-1962/63) se destaca com dois gols marcados. Em sequência, Adílio e Nunes (Flamengo-1981), Renato Portaluppi (Grêmio-1983) e Raí (São Paulo-1992), fecham a lista dos brasileiros artilheiros em mundiais.