Histórico!
Neste último domingo (20), o Barcelona goleou o Sevilla, por 5 a 1, pela 10ª rodada da La Liga 2024/25, mantendo a distância na liderança do campeonato. Mas, a noite foi ainda mais especial para o atacante Robert Lewandowski.
Aos 36 anos, o polonês parece ter voltado ao seu melhor nível de atuação dos tempos de Bayern de Munique. Marcando dois gols sobre os adversários deste último final de semana, Lewandowski chegou a 366 bolas nas redes nas principais ligas europeias.
Com o número impressionante, o polonês deixou para trás o astro alemão Gerd Müller, fechando o top-3 dos maiores goleadores das principais ligas de futebol da Europa ao lado de Lionel Messi, com 496 tentos, e Cristiano Ronaldo, com 495.
Além disso, o atacante do clube catalão chegou ao seu 12º gol nas 10 primeiras rodadas da La Liga, alcançando uma marca apenas atingida por Messi, também no Barcelona. Ao todo, na atual temporada, Lewa já marcou 14 gols em 12 partidas, além de dar duas assistências.
Lewandowski pode ser considerado um dos maiores da história?
Em sua terceira temporada com a camisa do Barcelona, Lewandowski começa muito bem, mas já viveu muita oscilação no clube catalão, sofrendo com maus momentos nos dois primeiros anos, sob o comando de Xavi Hernández.
Na temporada de 2022/23, contou com uma média de 0,71 gol por jogo, já em 2023/24, foi ainda pior, com 0,53. Entretanto, o polonês começa a mostrar evolução sob o comando de Hansi Flicki, com 1,16 gol por partida até então na atual temporada, média comparável às melhores de sua carreira, quando atuava pelo Bayern.
Com nove vitórias em 10 jogos, o Barcelona dispara na liderança do Campeonato Espanhol, com 27 pontos, três a mais que o vice-líder, Real Madrid, que segue na cola. Na próxima rodada da La Liga, a 11ª, acontece o tão esperado El Clásico, no Santiago Bernabéu, que pode ditar a disputa pelo título.
Mas, antes disso, o Barcelona coloca Lewandowski de frente para seu antigo time na busca pelo título da Champions League. Na quarta-feira (23), o Barça encara o Bayern pela terceira rodada da competição europeia.