Lesão sofrida por Jude Bellingham, do Real Madrid, é rara

Jogador se machucou em treino dos merengues nesta sexta-feira (23)

De três a quatro semanas fora

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, teve uma péssima notícia nesta sexta-feira (23). Peça fundamental no time merengue, o meio-campista inglês, Jude Bellingham, se lesionou no treinamento da equipe.

A princípio, o treinador havia dito que o atleta sofreu uma pancada e era necessária uma avaliação. Após o jogador passar por exames, o clube emitiu o seguinte comunicado: “Após os exames realizados hoje em nosso jogador Jude Bellingham pelos Serviços Médicos do Real Madrid, ele foi diagnosticado com uma lesão no músculo plantar fino da perna direita. Evolução pendente”.

Segundo o jornal espanhol Marca, o tempo de recuperação para este tipo de lesão é de três a quatro semanas. O atleta será desfalque diante do Valladolid, Las Palmas e Betis, além de não poder jogar pela Seleção Inglesa contra Irlanda e Finlândia.

Raridade

A lesão de Jude Bellingham é incomum. Isso porque, nem todo mundo tem o músculo plantar, longo e fino que se estende atrás do joelho e na panturrilha. Junto com os músculos gastrocnêmio e o sóleo, forma o grupo superficial do compartimento posterior da perna.

O interior do músculo tem uma variação de espessura e comprimento. Certas vezes, o músculo tem duas partes nucleares separadas por um tendão. Cerca de 10% da população não tem o músculo plantar.

Existe um debate médico sobre a real função do músculo. Existem teses que apontam que, se nenhuma das funções proprioceptivas ou flexoras é afetada quando são eliminadas ou não encontradas, o músculo plantar poderia ter deixado de ter uma função real em humanos, o que não é o caso de outros mamíferos.

Sem o meio-campista inglês, Carlos Ancelotti precisa encontrar um substituto. O próximo compromisso dos merengues é neste domingo (25), às 12h (horário de Brasília), contra o Valladolid, no Santiago Bernabéu, pela segunda rodada de La Liga.

O que dizem os fanáticos?