A decisão de demitir Tite antes da semifinal da Copa do Brasil em 2024 não foi tomada de forma precipitada. Pelo contrário, foi diretamente influenciada pela experiência amarga do Flamengo no final de 2023, quando Jorge Sampaoli comandava o time.
- Dorival Júnior, Renato Gaúcho, Tite, Paulo Sousa, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Jorge Sampaoli e Vítor Pereira: veja o aproveitamento dos técnicos do Flamengo pós-Jorge Jesus
- Flamengo define tempo de contrato de Filipe Luís
Isso porque, no ano passado, mesmo após a eliminação traumática para o Olímpia na Libertadores, problemas da comissão técnica com o elenco e desempenho ruim em campo, a diretoria optou por manter o treinador argentino até a final da Copa do Brasil. No final, o resultado foi a perda do título para o São Paulo e uma temporada sem conquistas expressivas.
Aprendizados de 2023
A escolha de manter Sampaoli até o fim da temporada em 2023 acabou sendo vista como um erro estratégico.Além disso, a insatisfação crescente da torcida com o desempenho da equipe intensificava ainda mais a pressão.
Vale destacar que o Flamengo encerrou o ano sem títulos relevantes sob o comando de Sampaoli. Isso porque a aposta em sua permanência até o fim não trouxe o resultado esperado.
Sendo assim, em 2024, a diretoria, liderada por Rodolfo Landim e Marcos Braz, decidiu não repetir o mesmo erro. Por isso, optou pela demissão de Tite antes de uma decisão crucial, acreditando que uma mudança no comando poderia influenciar positivamente o restante da temporada.
Aspecto financeiro foi determinante
Outro fator importante que facilitou a decisão foi o aspecto financeiro. Dessa maneira, diferente do contrato de Sampaoli, cuja multa rescisória era alta, a de Tite era mais acessível. Cabe ressaltar que o técnico tinha apenas três meses de contrato restantes, e sua rescisão custaria cerca de R$ 3 milhões, um valor considerado razoável pela diretoria. Com isso, a troca no comando técnico foi vista como uma solução viável para tentar salvar a temporada.
A demissão de Tite demonstra que o Flamengo aprendeu com os erros cometidos em 2023 e, por isso, optou por uma ação mais rápida em 2024, buscando evitar outro ano sem conquistas significativas.
Com chances remotas de conquistar o Brasileirão (2,26%) e vivo na disputa pelo tetracampeonato da Copa do Brasil, a diretoria resolveu apostar em Filipe Luís, como técnico interino até o final de 2024.
The post Jorge Sampaoli influenciou na demissão de Tite do Flamengo appeared first on Gávea News.