Jogou a Libertadores e ficou seis meses parado: Jogador do Fluminense volta a treinar com a equipe em reapresentação

Atleta poderá ser utilizado por Fernando Diniz no Campeonato Carioca

Retornando ao futebol após longo período

Conforme o cronograma estipulado pelo Fluminense, os jogadores da base do Tricolor e mais os atletas que não disputaram o Mundial de Clubes da Fifa, se reapresentaram no CT Carlos Castilho nesta quarta-feira (3), após as férias.

Agora, o Flu terá 15 dias de preparação até a estreia no Campeonato Carioca, que acontecerá no dia 18 de janeiro, contra o Volta Redonda, no Estádio General Raulino de Oliveira.

Os jogadores que disputaram o Mundial de Clubes tiveram as férias iniciadas no dia 23 de janeiro, após o retorno da delegação da Arábia Saudita. A reapresentação destes jogadores em específico está marcada para dia 23 de janeiro.

Porém, a grande surpresa nesta reapresentação do dia 3 foi a presença do zagueiro Manoel nos treinamentos. O jogador está suspenso por doping, faltando um mês para o fim da punição.

Substância utilizada pelo zagueiro Manoel

Sem atuar há seis meses, o jogador precisou manter a forma física com um personal particular e longe das dependências do Fluminense. Sua suspensão ocorreu em junho, e o período de suspensão começou a contar a partir desse mês.

Manoel atuando pelo Fluminense na Copa do Brasil contra o Flamengo em maio de 2023. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Manoel caiu no doping após o confronto do Fluminense contra o River Plate, no dia 2 de maio, no Maracanã. Um mês depois ele foi julgado e punido em oito meses sem poder atuar, pela utilização de uma substância chamada ostarina.

A ostarina influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. Ela tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance.

Quando estiver liberado, a tendência é que o atleta esteja disponível para o técnico Fernando Diniz para a disputa do Campeonato Carioca. Como informado, o Flu vai com um time alternativo para as primeiras rodadas da competição.

Preparação em alta para 2024

Inclusive, conforme noticiado no Bolavip Brasil, em 2024 o Fluzão será uma das equipes brasileiras que mais disputará competições, junto ao Palmeiras e ao São Paulo.

Serão cinco no total: Campeonato Carioca; Recopa Sul-Americana; Libertadores; Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O Palmeiras e São Paulo disputaram este mesmo número de campeonatos, só que atuando na Supercopa do Brasil.

Para que o Flu continue a briga por títulos, é que a diretoria se move no mercado da bola. A contratação de Renato Augusto, vindo do Corinthians, já foi anunciada. O estilo de jogo do meia é uma das esperanças de Diniz para entrosá-lo no time.

Porém, um ídolo da torcida está prestes a dizer adeus. O zagueiro e capitão Nino está próximo de fechar com o Zenit, da Rússia, de acordo com o jornalista Bruno Andrade. Os valores giram em torno de 5 milhões de euros (R$ 27 milhões).

O que dizem os torcedores do Fluzão nas redes sociais