Em alta
Aos 25 anos, Joaquim é, sem sombra de dúvidas, um dos principais zagueiros do futebol brasileiro, sendo o grande ativo do Santos.
Ele, que no ano passado, mesmo com o Peixe em baixa, foi um dos poucos destaques da equipe, tem sido especulado em diversas equipes.
O Grêmio, por exemplo, chegou a formalizar uma proposta pelo zagueiro, mas acabou esbarrando nas exigências do time da Baixada, que faz jogo duro para liberá-lo.
Joaquim também interessa a equipes da Europa e, segundo o jornalista Jorge Nicola, foi procurado formalmente pela equipe do Real Betis, da Espanha.
Joaquim é alvo de time do Rio de Janeiro
Agora, com a janela de transferências no futebol brasileiro em sua reta final, Joaquim continua a ser procurado por novos clubes, sendo um deles, o Botafogo.
A informação é do jornalista Wellington Arruda, que afirma que, neste último dia da janela, o Glorioso tem tentado fechar um acordo por um zagueiro, com Joaquim sendo apontado pela torcida e pelo DataFogo como o nome, já que já foi alvo da equipe.
Não obstante, a equipe de John Textor pode esbarrar nos valores da diretoria do Peixe, que almeja vender o defensor apenas no meio do ano, com a Europa sendo a prioridade.
Outra possibilidade é de que o time carioca esteja tentando o zagueiro do Corinthians Caetano, que também é blindado pelo Timão.