Inter e Grêmio denunciados
Internacional e Grêmio se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro no dia 22 de junho, no estádio Couto Pereira, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão. O Colorado acabou vencendo a partida por 1 a 0.
O jogo era cercado de expectativas, pois seria o primeiro Gre-Nal após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, interferindo completamente na rotina dos clubes gaúchos.
Por conta dessa partida, o Internacional e o Grêmio foram denunciados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O incidente
A denúncia se fez presente porque os clubes “deixaram de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.
O artigo ainda prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Também existe a possibilidade de que os clubes possam ser punidos com perda de mandos de campo.
A denúncia levou em conta o relato feito na súmula pelo árbitro Ramon Abatti Abel, que após o gol de Vitão, os torcedores do Inter acenderam e arremessaram sinalizadores em direção aos atletas reservas que estavam no aquecimento.
Próximo jogo do Inter
No caso, o Grêmio foi denunciado por ser o mandante da partida, pois, de acordo com o parágrafo segundo do referido artigo do CBJD, “tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato”.
O próximo jogo do Inter no Campeonato Brasileiro será nesta quarta-feira (14), às 19h30, no Estádio Beira-Rio, contra o Juventude, em partida atrasada do Campeonato Brasileiro.