Arbitragem é questionada após clássico
O Grêmio saiu derrotado no Gre-Nal do último domingo (25). De virada, a equipe perdeu por 3 a 2, com direito a um dos gols no final da partida. Os gols da partida foram marcados por Renê (contra) e Villasanti para o Imortal e Maurício, Alario e Alan Patrick para o Inter.
Apesar disso, o grande protagonista do clássico foi o árbitro Anderson Daronco. Ele acabou se envolvendo em polêmicas em lances capitais da partida. Ele foi alvo de muitas reclamações, principalmente pelo lado gremista.
A bronca ficou por conta de dois lances, em especial. Para começar, o primeiro gol do Colorado saiu em um lance que ele não deu uma falta para o Tricolor e o pênalti, que decretou a virada do Inter, teria sido em um lance fora da área.
Através de nota oficial, o Clube oficializou que vai protocolar uma reclamação contra o árbitro na Federação Gaúcha. “O Presidente Alberto Guerra criticou a arbitragem do Grenal deste domingo. Apontou que os erros do árbitro Anderson Daronco comprometeram o resultado do clássico. O Grêmio vai ingressar com uma queixa formal na Federação Gaúcha de Futebol no começo desta semana”.
Guerra aponta culpa do juiz em resultado
Na coletiva pós-jogo, o presidente do Tricolor Gaúcho, Alberto Guerra, também se manifestou sobre a arbitragem. Além dos lances capitais, ele também reclamou de outras situações do duelo. Ele relembrou que no começo do jogo, dois contra-ataques foram parados com falta e o juiz não deu cartão.
O dirigente ainda fez questão de comentar que o Anderson teve influência total no resultado do duelo. Ele ainda ressaltou que a arbitragem foi muito mal no duelo e teve erros que colaboraram para o resultado do jogo.
“Eu saio daqui com a sensação de um jogo que ficou manchado, estragado, mas isso não tira os méritos do Inter. Fiquei bastante decepcionado com a arbitragem. Não deu cartão amarelo para o Bustos e o Alan Patrick”, reclamou o presidente do Imortal.
“(O Barcellos) conseguiu condicionar bem a arbitragem, trazendo estatística, chamando de gremista. Acho o Daronco um dos grandes árbitros, mas acho que ele foi muito mal, inversão de faltas, cartões não dados e os lances capitais também. Grande parte do resultado pode botar na conta dele”, destacou Guerra.
Renato foca na falta do VAR
Indo, por outro lado, apesar de apontar erros no clássico, Renato Gaúcho deixou claro que o árbitro é um dos melhores do país, mas nos dias atuais, um grande jogo não pode acontecer sem a presença do VAR.
“A federação tinha que bancar o VAR já que os times do interior não tinham condições. Ou então deixar já no regulamento no início do campeonato que vai ter VAR no Gre-Nal”, iniciou Renato.
“Daronco não deu falta no JP e saiu gol do Inter no contra ataque. O Kannemann faz falta, mas da pra ver que foi fora da área. O Daronco estava tão bem colocado como no outro lance. Daronco é um dos melhores árbitros do Brasil, mas sem VAR não dá”, finalizou.
Com a derrota, o Grêmio fica garantido em segundo lugar e vê o rival com a primeira colocação geral da primeira fase. O Tricolor Gaúcho encerra sua participação na primeira fase do Gauchão contra o Guarany.