Governo brasileiro quer criar laboratório de Blockchain
O governo brasileiro pretende criar um grupo de trabalho interministerial com o objetivo de disponibilizar um laboratório de Blockchain para promover a colaboração dos agentes públicos com o intuito de repensar serviços públicos baseados em um novo modelo de confiança entre o governo e a sociedade, segundo apurou a reportagem do Criptomoedas Fácil junto à assessoria de imprensa da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
O projeto do MP visa a fomentar “o estudo do potencial e dos riscos relacionados à tecnologia Blockchain, além de promover a colaboração entre os órgãos da administração pública federal para a construção de soluções de TI que promovam a desburocratização e minimizem o risco de fraude na prestação de serviço público e, assim, viabilizar a elaboração de um plano de ação estratégico para o uso eficaz dessa tecnologia, nesse ambiente”, diz trecho do comunicado oficial enviado à reportagem.
A primeira iniciativa, ainda em andamento, pretende conhecer os potenciais, bem como as restrições das plataformas disponíveis. Inicialmente, a Setic conheceu a prova de conceito construída pela IBM para registrar o ciclo de vida de veículos no Blockchain, via plataforma Hyperledger. E continuou, em conjunto com a Microsoft e a ConsenSys, para a avaliação do potencial do uPort, sistema de identidade da plataforma Ethereum, para viabilizar a gestão de identidade via Blockchain, além do compartilhamento de documentos assinados entre os órgãos da administração pública.
Também já houve uma proposta da Setic em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em propor ao Denatran uma prova de conceito, liderada pelo Brasil, para a implementação, via Blockchain, do sistema de consulta e intercâmbio de informações sobre circulação de veículos entre os estados pares do Mercosul.
A vocação do Blockchain é resolver questões de um setor, de forma colaborativa e para as quais a confiança pode ser implementada via tecnologia. O desafio é encontrar em políticas da administração pública, cuja solução mais aplicável seja a tecnologia Blockchain e cujos intervenientes estejam dispostos a colaborar entre si, afirma outro trecho do comunicado.
Fonte : .criptomoedasfacil.com