Novos nomes na lista do Brasil
O técnico Dorival Jr. teve problemas após a convocação da Seleção Brasileira. Três jogadores de sua primeira lista forma cortados por conta de lesão: o goleiro Ederson, o zagueiro Marquinhos e o atacante Gabriel Martinelli, todos por lesão.
Para o lugar dos três, foram anunciados nesta segunda-feira (11), o goleiro Léo Jardim, do Vasco, o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, e o atacante Galeno, do Porto. A convocação é relativa para os amistosos de março, contra Inglaterra e Espanha.
Dos novos convocados de Dorival Jr., o nome que mais chamou a atenção nas redes sociais foi o de Wanderson Galeno, de 26 anos, com muitos torcedores surpresos com um jogador sobre quem pouco tinham ouvido falar no Brasil.
Galeno é maranhense de Barra da Corda, e os brasileiros pouco devem se lembrar do jogador porque ele atuou muito pouco no território nacional e em clubes de pouca repercussão.
Conhecendo Galeno, um dos artilheiros da Champions
No Brasil, o atleta fez base no Trindade, de Goiás, posteriormente vestindo a camisa do Grêmio Anápolis, também de Goiás. Depois, embarcou rumo à Europa, para Portugal.
O agora jogador da Seleção havia sido contratado pelo Porto B em 2016. Depois, rodou por clubes de Portugal como o Portimonense, o Rio Ave e o Braga. Com o bom desempenho nessas equipes, o Porto acertou seu retorno por empréstimo.
O atual contrato do atacante firmado com o clube é até 2028. Apesar de obter cidadania portuguesa, o jogador não chegou a vestir as camisas da seleção do país.
Galeno ainda coleciona uma marca expressiva na temporada: ele é um dos artilheiros da Champions League de 2024, com cinco gols na competição mais disputada do mundo.
Números pelo clube do Porto
Inclusive foi dele o gol decisivo do Porto contra o Arsenal, no jogo de ida das oitavas de final da Champions. Os gols e as atuações regulares, contribuíram para a convocação e Dorival Jr.
“Eu trabalho para todas as competições, mas essa acaba por ser um pouco especial. A equipe toda brinca com isso de “senhor Champions”. Agora é comemorar essa vitória, está todo mundo de parabéns”, disse o maranhense, após o jogo.
Até aqui pelo Porto o jogador coleciona 107 jogos, somando 78 vitórias, 15 empates, 14 derrotas. Foram 26 gols feitos e cinco títulos conquistados com a camisa dos Dragões de Portugal.
O primeiro amistoso a ser disputado pelo Brasil será contra a Inglaterra, no dia 23 de março, às 16h, no Estádio Wembley. O outro amistoso será contra a Seleção da Espanha, no dia 26 de março, às 17h30, no estádio Santiago Bernabéu.