Pedro Lima foi promovido ao time profissional do Sport, nesta temporada, após se destacar com a camisa da Seleção Brasileira Sub-17 e também na Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Leão. Com segurança rapidamente ganhou a confiança do técnico Mariano Soso e virou titular absoluto. Até o momento são 19 partidas na equipe principal, com 2 gols e 2 assistências.
O lateral é a principal joia do Sport e deve ter a Europa como um caminho natural e até mesmo precoce, atuando pouco no Brasil. Conforme o jornal AS, o lateral-direito Real Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germain e Juventus, além de clubes da Premier League, têm interesses no jovem brasileiro. Além disso, um scout do Manchester City esteve em Recife para acompanhar um jogo do Sport.
O empresário do lateral, Renato Guimarães, confirmou, ao ge, sondagens dos clubes citados na matéria do jornal AS, mas não houve proposta oficial.
Internamente, o Sport discute o futuro de Pedro Lima, com o plano de mantê-lo no clube pelo menos até o fim de 2024. O lateral completa 18 anos no dia 1º de julho, e, em tese, poderia se transferir para o futebol europeu já na próxima janela de transferências.
“Todos os atletas que são oriundos da base são ativos do clube e precisam de uma atenção especial. No caso de Pedro Lima, ele teve uma ascensão meteórica, tem apenas 17 anos e ocupa uma posição escassa no mundo. Obviamente isso despertou o interesse de clubes. Mas como eu disse quando conversei com o empresário dele, é um atleta importante para a gente sobre o acesso. Mas não tem proposta porque eu não deixo, não vou abrir negociação. Não está na hora”, disse o presidente do Sport, Yuri Romão, ao programa “Léo Medrado & Traíras”,
“O Sport não é o Real Madrid, o Sport não é o Barcelona. Não pode se dar ao luxo, na Segunda Divisão do Brasil, de dizer que não vamos vender um atleta. Agora, nós não vamos fazer qualquer negócio”, declarou o diretor de futebol, Raphael Campos, em entrevista ao Momento Esportivo, da Rádio Clube.
Em meio ao grande destaque e o interesses de clubes europeus, o Sport ampliou o vínculo com Pedro Lima por mais um ano, com contrato válido até o final de 2027, além de aumento salarial. Agora, para transferências nacionais, a multa é $ 55 milhões. Já para clubes internacionais passou a ser 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 66,7 milhões na cotação atual).
Antes de virar um fenômeno de rápida adaptação no Sport, o lateral nascido no interior da Paraíba se destacou na base do clube, chegando ao sub-20 apenas com 16 anos. A joia também isputou a Copa do Mundo sub-17 com a seleção brasileira em 2023, sendo titular em 5 partidas, inclusive na elimação para a Argentina nas quartas de final.
Pedro Lima inicialmente apenas iria compor o elenco, mas ganhou a vaga de Lucas Ramon, contratado com status de titular e do experiente venezuelano Rosales, remanescente da temporada passada. O lateral comentou a sua trajetória em entrevista coletiva recente.
“Está sendo um ano muito bom pra mim. Ano passado estava na Seleção sub-17 e tive a realização de um sonho, que é jogar uma Copa do Mundo. Vim trabalhando para conquistar a vaga ali na Copinha e pude realizar esse sonho de todo moleque da base. Agora, tenho a oportunidade de estar realizando mais um sonho, jogando no profissional. Então, em tão pouco tempo são tantos sonhos realizados… Estou muito feliz e creio que me sinto muito realizado e iluminado por isso”, disse o jovem.