O Flamengo entra em campo neste sábado (19), às 18h30 (de Brasília), para encarar o Vasco no Maracanã pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Betano.
Embalado pela goleada por 6 a 0 sobre o Juventude, o Rubro-Negro terá pela frente seu primeiro clássico na competição e chega com um tabu expressivo a ser defendido: não perde para o arquirrival pelo Brasileirãohá quase dez anos.
Tabu do Flamengo contra o Vasco
A última vitória vascaína no clássico pelo torneio nacional ocorreu em 2015, sob o comando de Celso Roth. Naquela ocasião, o Cruz-Maltino venceu os dois turnos: primeiro por 1 a 0, com gol de Riascos, na Arena Pantanal, e depois por 2 a 1, com gols de Nenê e Rodrigo. Desde então, os rivais se enfrentaram 12 vezes pelo Campeonato Brasileiro, com sete vitórias do Flamengo e cinco empates.
RS – PORTO ALEGRE – 13/04/2025 – BRASILEIRO A 2025, GREMIO X FLAMENGO – Guillermo Varela jogador do Flamengo durante partida contra o Gremio no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Liamara Polli/AGIF
No recorte geral dos últimos 32 confrontos entre Flamengo e Vasco, o domínio rubro-negro é ainda mais evidente. São 19 vitórias flamenguistas, 11 empates e apenas duas derrotas, ambas pelo Campeonato Carioca — uma em 2021 (3 a 1) e outra em 2023 (1 a 0). Neste período, o Fla ostenta um aproveitamento de 70%, incluindo uma goleada histórica por 6 a 1, aplicada em 2024.
Como foram os clássicos contra o Vasco neste ano?
Nesta temporada, o Rubro-Negro levou a melhor em todos os clássicos contra o Vasco. Foram três triunfos: 2 a 0 na Taça Guanabara, e depois 2 a 1 e 1 a 0 nas semifinais do Campeonato Carioca, que culminaram no título estadual conquistado sobre o Fluminense.
Do outro lado, o momento é de pressão para o técnico Fábio Carille. Apesar da recente vitória sobre o Sport, por 3 a 1, o desempenho contra Corinthians e Ceará gerou desconfiança entre os torcedores vascaínos. O clássico, portanto, pode ser decisivo para o futuro do comandante à frente do Cruz-Maltino.

Veja também
Bruno Henrique, no Flamengo, não deve ser punido preventivamente pelo STJD, mas reviravolta pode mudar decisão
Com campanha invicta no Brasileirão até aqui e liderando a tabela com 10 pontos, o Flamengo busca manter a escrita positiva diante de um rival que ainda não conseguiu superá-lo em 2025.