Técnico do Manchester City é duramente criticado
O Manchester City, de Pep Guardiola, é um dos times que mais tem o bom trato com a bola. Uma das características principais da equipe é sua movimentação e o jogo posicional.
Tal prática tem feito os Citizens conquistarem títulos anos após anos. Cada vez mais, Guardiola e seus pupilos marcam seu nome na história e se estabelecem como uma das melhores equipes da história do futebol mundial.
Entretanto, os feitos de Pep pelo time azul não são vistos como algo muito positivo para o ex-arqueiro do Manchester United e Everton, o norte-americano Tim Howard.
Em entrevista ao podcast It’s Called Soccer, a lenda da Seleção Estadunidense refletiu sobre o novo treinador do time nacional, Mauricio Pochettino, e fez um paralelo ao estilo de jogo do treinador espanhol.
“Arruinou o futebol”, diz Tim Howard sobre Guardiola
De acordo com Howard, Pochettino não pode dispor de uma filosofia de jogo posicional e disse: “Se você voltar para a minha geração, éramos um grupo de caras durões. Tivemos alguns jogos vencedores. Ele (Gregg Berhalter, ex-treinador da Seleção Norte-Americana) fez esse time acreditar que poderia competir, ser ofensivo e jogar bem no ataque”, afirmou Tim.
Em seguida, o goleiro com mais de 300 jogos pelo Everton confessou que nem todos os jogadores são capazes de assimilar um estilo posicional de forma efetiva como Guardiola faz no Manchester City.
“Acho que o que aconteceu é que Pep Guardiola arruinou o futebol em todos os sentidos. Pep Guardiola ensinou a todos que eles podem jogar futebol posicional. Nem todo mundo pode fazer isso, apenas três equipes no mundo podem realmente fazer isso bem”, explicou o ex-jogador.