Barcelona procurou Luis Enrique para substituir Xavi
O técnico do Paris Saint-Germain, Luis Enrique, confirmou que o Barcelona o procurou para substituir Xavi Hernandez apenas meses antes de Xavi conquistar um título da La Liga.
O treinador espanhol teve três anos cheios de conquistas enquanto dirigia um clube que, de forma polêmica, deixou o Real Madrid para jogar durante sua carreira de sucesso como jogador.
Depois, Enrique assumiu a seleção da Espanha, mas saiu após a equipe ser eliminada da Copa do Mundo de 2022 pelo Marrocos em uma disputa de pênaltis nas quartas de final.
Barcelona liderava a La Liga, mas enfrentou dificuldades
Na época do torneio, o Barcelona de Xavi estava liderando a La Liga, com dois pontos à frente do Real Madrid, mas teve um desempenho ruim na fase de grupos da Champions League, com derrotas para o Bayern de Munique e o Inter.
Enquanto a situação de Xavi não estava boa, a diretoria do Barcelona entrou em contato com Enrique, de acordo com ele.
“O Barça me ligou durante a temporada 2022/23”, contou Enrique no documentário da Movistar, No Teneis Ni P*** Idea (Vocês Não Têm a Menor Ideia). “Mas eu perguntei: ‘Se o Xavi ganhar a La Liga e a Copa do Rei, vocês ainda o trocariam?’ E eles não responderam.”
Xavi não ganhou um título de copa, mas conquistou o troféu da La Liga no final daquela longa temporada. Em setembro de 2023, poucos meses após o contato informal com Enrique, Xavi renovou seu contrato com o Barcelona até 2025.
No entanto, após uma defesa sem sucesso do título da liga, marcada pelas reclamações de Xavi de que “o Barcelona é o clube mais difícil de gerenciar do mundo”, o ex-capitão foi substituído por Hansi Flick.